A federação Nacional dos Odontologistas (FNO) É uma entidade sindical de 2º grau que compreende todo território nacional, congregando sindicatos de Odontologia e representando legalmente os cirurgiões-dentistas. Está instalada em sede própria na SCS quadra 1 – bloco c n° 30 – 12º andar – salas 1201 q 1204| cep 70395-900| Brasília – DF. Trabalha em favor dos Cirurgiões Dentistas. Estimula a ação conjunta com outras entidades nacionais, unindo forças para o avanço da odontologia no Brasil.
Sua linha mestra de atuação é a luta pela unicidade da categoria na defesa de seus interesses e reivindicações. Para viabilizá-la, a FNO zela pelo cumprimento da legislação e de acordos, dissídios e de tudo que assegure direitos à classe.
Empenha-se junto aos sindicatos pelo fortalecimento da organização e da consciência sindical, além de batalhar pelas questões econômicas, profissionais e sociais da categoria. A FNO é uma entidade de luta por uma justa remuneração e por melhores condições de trabalho dos profissionais da odontologia.
A FNO luta para que as atividades profissionais das categorias em geral, e a do cirurgião-dentista em particular, contribuam para o progresso do país e para a defesa do patrimônio científico, cultural, social e material brasileiro e da saúde pública.
A FNO realiza a cada dois anos realiza o “Encontro Nacional de Sindicatos da Odontologia’’ (Enso), quando todos os Sindicatos filiados de todo o Brasil discutem e formulam metas para as lutas em favor da categoria”.
Estrutura FNO: A FNO tem estrutura administrativa composta por: uma Diretoria Executiva, um Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto à Confederação. À diretoria é eleita para mandato de quatro anos.
E OS SINDICATOS DE ODONTOLOGIA?
Os sindicatos da Odontologia são entidades representativas da categoria profissional do Cirurgião-Dentista, dentro de sua área de abrangência, regulamentados através de legislação Federal e dos estatutos sociais, têm por finalidade a defesa dos interesses econômicos e trabalhistas da classe odontológica, sendo mantido por meio da contribuição sindical feita anualmente pelos Cirurgiões-Dentistas e de seus associados. A filiação aos sindicatos busca a garantia dos direitos do cirurgião-dentista tanto como trabalhador quanto como empregador (Patronal), devendo o profissional enquadrar-se no sindicato em função da jurisdição deste e da condição de sua principal atividade.
ODONTOLOGIA É +
É HORA DE RESISTIR, É HORA DE UNIR!
“ORGULHO DE SER DENTISTA, É DENTISTA SOCIO DO SEU SINDICATO”
O panorama da vida dos Cirurgiões Dentistas apresenta-se hoje, fragilizado em alguns aspectos:
No serviço público leia-se SUS
Nas Empresas de Planos de Saúde SUPLEMENTAR. Frente a isso, a FEDERAÇÂO NACIONAL DOS ODONTOLOGISTAS – FNO entende ser fundamental nos solidificarmos em nossos sindicatos, para garantirmos nossos direitos. A Federação Nacional dos Odontologistas – FNO alerta e faz um chamamento e cobra a atenção dos Cirurgiões Dentistas brasileiros da necessária e urgente união de todos os profissionais no seu sindicato, compreendendo que o espaço de um sindicato é o seu espaço de resistência.
Sinta-se orgulhoso (a) em pertencer a uma categoria tão importante como a nossa, não viva isolada (o), não trabalhe sozinho (a) o Sindicato dos Cirurgiões Dentistas ou dos Odontologistas é seu parceiro na luta pelo respeito á profissão, permita que sejamos o seu representante, a sua bandeira de luta.
REFLETINDO: Ser Cirurgião Dentista e não ser sócio do sindicato é egoísmo, e cobrar das entidades responsabilidade que também são suas é no mínimo incoerente, essa conversa fiada dizendo: meu sindicato não faz nada por mim, cadê os concelhos? E você está fazendo o que? Não participa não é sócio do Sindicato e quer que seus colegas paguem, patrocinem a luta por você que não é sócio, que não participa das ações da entidade, mas quer usufruir dos benefícios. Esta na hora de chegar junto e fazer a sua parte fique sócio, sindicalize-se, sejamos fortes, UNIDOS SEREMOS SIM! POR QUÊ?
Você é Cirurgião Dentista?
E não é sócio do Sindicato especifico da categoria de Cirurgião Dentista? É necessário que a categoria preste atenção, não adianta só reclamar é preciso agir e participar! O SINDICATO SÓ É FORTE E SÓ CONQUISTA ALGUMA COISA, quando representa muita gente, por isso é importante que a entidade tenha muitos sindicalizados, isso garantirá sua representatividade e mais conquistas serão agregadas aos trabalhadores. LUTAR COLETIVAMENTE TRAZ RESULTADOS POSITIVOS
É através da luta coletiva dos profissionais Dentistas e do Sindicato, que garantimos nossos direitos e avançaremos em nossas conquistas.
Alguns bons motivos para se sindicalizar
Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito do trabalhador e um verdadeiro exercício de cidadania;
Os sindicatos são legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores;
Sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o oficio de cada trabalhador;
É participar da luta para manter direitos já conquistados e para amplia-los;
Os sindicatos organizam, representam e defendem os interesses dos trabalhadores;
Lutam por direitos sociais, participando e influenciando nas decisões e processos políticos para uma melhor distribuição de riqueza, com garantia de dignidade ao trabalhador, inclusive na aposentadoria;
É nosso dever e responsabilidade zelar pelos trabalhadores, fazendo cumpri a legislação trabalhista, a convenção coletiva e fiscalizando para que as condições de trabalho e a relação entre empregados e patrões sejam norteados pelo respeito.
Fazemos e pretendemos muito mais do que isso... Nosso ideal de justiça passa pelo reconhecimento da importância do trabalho realizado. Não queremos mais a transparência, mas ocupar o lugar que nos é de direito na sociedade. Queremos que todos vocês sejam cidadãos respeitados e que suas famílias tenham a segurança e o conforto merecidos.
O SINDICATO, POREM, NÃO FAZ NADA SOZINHO.
O trabalhador tem de caminhar ao nosso lado. Cada um dos nossos sócios valida e aumenta a nossa representatividade . Por isso, ter vocês como sócio do Sindicato dos Odontologistas ou de Cirurgiões Dentistas é uma honra para nós. SEJA SÓCIO DO SINDICATO DOS CIRURGIÕES DENTISTAS DE SUA REGIÃO.
SINDICALIZAÇÃO _ O QUE É ISSO?
Sindicalizar-se significa acreditar no sindicato e fazer dele seu representante legal junto ao patrão ou gestor público, entre outros fatores.
O sindicato só é forte e só conquista, quando representa muita gente, por isso é importante que a entidade tenha muitos sindicalizados, isso garantirá sua representatividade e mais conquistas serão agregadas aos trabalhadores. Por isso deixe de ser um trabalhador solitário. Junte-se a nós e lute pelos seus direitos! As nossas campanhas salariais são desenvolvidas em negociação com vários sindicatos patronais e gestores públicos, com ampla participação dos (as)diretores me todos os setores.
COMO SE SINDICALIZAR? É MUITO FÁCIL!
Todos aqueles que entendem a importância de um sindicato forte para organizar os trabalhadores (as) e conquistar melhores salários, melhor atendimento á saúde, melhores condições de vida e trabalho poderão se filiar. Só é sindicalizado (a) aquele trabalhador (a) que preencha uma ficha de filiação tornando o sindicato seu representante.
QUE DIREITOS TEM O SINDICALIZADO (A)?
Leis Federais e o estatuto do sindicato definem o que são direitos e deveres do sindicalizado (a)
COMO O SINDICATO SE MANTÉM?
É mantido financeiramente pelos Cirurgiões Dentistas, o que lhe da representatividade para lutar em favor da categoria.
É com as contribuições pagas pelos Cirurgiões Dentistas que o sindicato a Assembleia Jurídica, o pagamento dos salários dos funcionários (as), paga as contas de agua, luz, telefone, impressões de jornais, boletins, informativos, cartazes , visitas ás empresas. Além dessas ações , o sindicato
QUAL A DIFERENÇA DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E CONTRIBUIÇÃO ASSOCIATIVA?
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL-
O recolhimento da contribuição sindical denominada “IMPOSTO SINDICAL” é prevista nos artigos 578 e 580 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, segundo a qual. Compulsoriamente, o trabalhador é descontado, anualmente, o correspondente á remuneração de um dia de trabalho, ou o pagamento é feito através de boleto bancário da Caixa Econômica Federal sendo ele associado ou não ao seu sindicato.
COMO O IMPOSTO SINDICAL É DIVIDIDO
60% aos sindicatos
15% á federação
5% a confederação
10% á central sindical
10% ao ministério do trabalho
Vale ressaltar que essa contribuição recolhida tem um destino entre o sindicato da base, Federações e Confederações e da parcela destinada ao Governo federal, precisamente ao Fundo de Apoio ao Trabalhador, o FAT.
O SINDICATO É A NOSSA FORÇA!
Faça a sua adesão a esta campanha, pois a partir dela temos como objetivo principal dobrar a quantidade de sócios, para isso contamos com a sua sensibilização a este trabalho e sua contribuição para alcançarmos este objetivo!
NOSSAS LUTAS:
Precisamos intensificar ações para modificar algumas situações desagradáveis tais como: baixos salários, precarização no trabalho no SUS e na rede privada, assim como a exploração da força de trabalho dos Cirurgiões Dentistas que trabalham para a Saúde Suplementar.
NOSSAS LUTAS SÃO SUAS, JUNTE-SE A NÓS!
I – NA SAÚDE SUPLEMENTAR
1- Precisamos juntos você e seu sindicato desenvolver ações d mobilização para repudiar a atual politica da saúde suplementar, aplicada ao Tratamentos Odontológicos realizados por Cirurgiões Dentistas conveniados que, por suas distorções, deixam de garantir a qualidade Técnica-Profissional prestada ao paciente.
2- Seu sindicato e você precisam realizar eventos, mobilização e conscientização da classe objetivando acabar com o desrespeito com que, tanto o profissional como o paciente, são tratados pelas operadoras de planos de saúde que, de modo geral, interferem no trabalho do profissional, ditando regras e impondo procedimentos contrários a correta Técnica Odontológica e a Ética Profissional, além de exercer pressão para a redução ou não realização de procedimentos necessários.
3- Precisamos unir você Dentista e o sindicato para exigir respeito, pois os contr4atos entre as operadora e os Cirurgiões Dentistas vêm contrariando as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tendo como pano de fundo a redução de custos e o lucro fácil. Perdem o paciente, o profissional e a Odontologia.
4- A Odontologia é uma profissão de muita qualidade técnica, cientifica e ética e temos obrigação cientifica civil e penal para com o exercício de nossa profissão, tal situação é insustentável, com riscos de sérios prejuízos á saúde daqueles que ingressam no plano, confiantes num Tratamento Odontológico de qualidade, ainda mais que nos últimos dez anos, os reajustes do Honorários Odontológicos foram irrisórios, enquanto as mensalidades dos planos aumentaram muito acima da inflação.
5- Passando por cima da dimensão e a importância da Odontologia esses grandes grupos econômicos, movidos pela ganância, fazem do tratamento odontológico um mero produto mercadológico de consumo, empurrando a odontologia, absurdamente, para uma posição secundaria e insignificante.
II – NA SAÚDE PUBLICA:
É PRECISO EXIGIR DO SUS RESPEITO AO TRABALHO EXERCIDO PELOS CIRURGIÕES DENTISTAS!
1- Precisamos avançar nas politicas publicas de saúde na Atenção a Saúde Bucal do povo brasileiro, a incapacidade do Estado se manifesta tanto no acesso ao atendimento dado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) onde a atenção em saúde bucal é opcional e não prioridade e politica de governo, quanto na atuação na formulação e implementação das politicas publicas com recursos humanos;
2- Garantir igualdade de jornada de trabalho e remuneração entre médicos e Cirurgiões Dentistas, tanto no setor publico quanto no setor privado, conforme determinam os artigos 8° e 22°, ambos da Lei Federal n° 3.999/1961.
3- Avançar nas politicas publicas de saúde bucal, para garantir o acesso ao povo brasileiro de todas as ações da odontologia.
“COM UNIDAE RUMO A VITORIA!”
SINDICALIZE-SE
CIRURGIÕES DENTISTAS QUE COMPÕES A DIRETORIA-EFETIVA DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ODONTOLOGISTAS – FNO
MANDATO 2014/2018
Presidente: Joana Batista Oliveira Lopes
1ª Vice-Presidente: Armando Souza Dourado
2º Vice-Presidente: Andrew Lemos Pacheco
3º Vice-Presidente: César Roberto Schmidt
Secretário Geral: Ernani Bezerra da Silva
Tesoureiro Geral: Flavio Antonio Leal de Azevedo
1º Tesoureiro: Wilson Chediek
Diretoria Suplente
Airton Mota Mendonça
Fábio Luiz Mendes Baptista
Ricardo Martinez Camolesi
Fernando César Farineli de Souza Email:
Jorge Teixeira de Oliveira
Nauro da Silveira
Conselho Fiscal Efetivo
Sérgio Callegari
Luciano Fernandes de Almeida
Herbert de Jesus Moreira
Conselho Fiscal Suplente
Edesio da Silva Góes
Antonio Carlos Furlan
Ailton Coelho de Ataide Filho