Na manhã deste 10 de novembro de 2016 o Conselho Estadual de Saúde do Tocantins se reuniu para a 216° reunião ordinária, na Sala de reuniões da Sesau Palmas - TO.
As pautas seguintes foram discutidas:
A deliberação do parecer do relatório anual de gestão 2014 , esclarecimentos sobre a PEC 241, deliberar sobre a criação e a implantação das comissões intersetoriais de saúde do trabalhador e da trabalhadora , apresentar e deliberar sobre os instrumentos de gestão do SUS , apresentar e deliberar a pactuação interfederativa em âmbito Estadual relativo ao ano de 2016, recomendação/resolução para a criação da Coordenação Estadual de Saúde do Tocantins.
Na volta do presidente Dr. Juliano do Vale ao CES a Classe Odontológica tem um motivo para comemorar foi aprovada uma Resolução no Conselho Estadual de Saúde do Tocantins solicitando/recomendando a criação da Coordenação Estadual de Saúde Bucal no Tocantins.
Com a presença do presidente do Sicideto Dr. Ricardo Camolesi que também é conselheiro estadual de saúde, os assuntos da pauta foram democraticamente deliberados, Dr Joan Milhomen apresentou uma excelente explanação sobre a PEC 241/ PEC 55 no Senado; frisou sem maiores delongas que o maior prejudicado será o povo e que os servidores públicos perderão muito e ao longo de vinte anos propostos ainda mais. Uma saúde que dia a dia vive a beira abismo, sem investimentos futuros; não sobrará outra coisa a não ser a miséria; segundo Dr. Joan.
Os conselheiros debateram muito o assunto PEC, mas existiu o consenso de que ela será aprovada e o povo sofrerá as consequências de um Governo desastroso.
O presidente do Sicideto no uso da palavra fez questão de frisar o trabalho das entidades odontológicas tocantinenses para realizarem o II Fórum Nacional de Odontologia Hospitalar do Tocantins em Palmas nos dias 25 e 26 de novembro, disse que os Cirurgiões Dentistas servidores públicos estaduais estão preocupados com a falta de Gestão e projetos para a Odontologia no Estado e este trabalho conjunto com o Ministério da Saúde e a Sesau para que um técnico do Ministério da Saúde venha para o II Fórum será muito importante. Sobre o Plansaúde Odontológico Camolesi solicitou apoio do plenário do CES na questão do não recebimento por parte dos Cirurgiões Dentistas que prestam serviços á Prodent explicou detalhadamente " o Governo não paga a Prodent consequentemente a empresa não paga os Cirurgiões Dentistas, as guias estão bloquedas portanto os usuários não são atendidos; minha preocupação é que essa demanda de aproximadamente 90 mil vidas passe para o SUS ocasionando um desastre ainda maior para a saúde pública estadual, sem contar centenas de Pais de Família nossos Cirurgiões Dentistas que não recebem a meses da Prodent ".
" A vitória deve ser comemorada com Dr. Juliano do Vale a frente do Conselho Estadual de Saúde teremos um maior respeito para com a Classe Odontológica a nível estadual, uma abertura para dirimirmos as nossas dificuldades". Conclui Dr. Ricardo Camolesi Presidente do Sicideto.