Notícias

Federação Nacional dos Odontologistas e Conselho Federal de Odontologia assumem pauta conjunta em defesa dos Cirurgiões-Dentistas



A Presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Joana Batista Oliveira Lopes, apresentou, no dia 8 de dezembro, em Brasília/DF, as ações encampadas em defesa dos mais de 280 mil Cirurgiões-Dentistas brasileiros, na busca pela ampliação do mercado de trabalho odontológico, pela qualificação do atendimento prestado e pelo reconhecimento profissional da categoria em âmbito nacional. A pauta reivindicatória da FNO foi apresentada em reunião com a Diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e com os Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia de todo o País, que se comprometeram em aderir a pauta idealizada pela FNO, para fortalecer a luta e a representatividade dos Cirurgiões-Dentistas em 2017.



Outra pauta encampada pela FNO, é a luta pela obrigatoriedade do do Cirurgião-Dentista na rede hospitalar. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 34/2013 que torna obrigatória a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar, aos portadores de doenças crônicas e, ainda, aos atendidos em regime domiciliar na modalidade home care, encontra-se no Plenário do Senado e aguarda a inclusão na pauta de votação.



Joana Batista Oliveira Lopes também retratou a forte representatividade da Odontologia brasileira em diversas mesas de debate, a exemplo titularidade em três comissões no Conselho Nacional de Saúde (CNS), em grupos de trabalho na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), bem como a intensificação da articulação no Fórum dos Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS), na Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC) e o diálogo aproximado com a Coordenação-Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde.

Para a Presidente da FNO, a união das entidades nacionais de Odontologia é a ferramenta mais eficaz de luta para ampliar o trabalho em defesa dos Cirurgiões-Dentistas brasileiros. “É preciso garantir, por meio de Política de Saúde Bucal, a presença do Cirurgião-Dentista em todas as unidades de saúde, a exemplo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos Centros de Referência, com embasamento nas Leis Orgânicas de Saúde e na Constituição Federal. É preciso analisar e cobrar a vigência das deliberações previstas nas três edições das Conferências Nacional de Saúde Bucal e nas 15 edições das Conferências de Saúde já realizadas e requerer a realização da 4ª Conferência Nacional de Saúde Bucal”, acrescentou.



Participação

O movimento sindical odontológico também esteve representado pelo Secretário-Geral da FNO e Presidente do Sindicato dos Odontologistas de Ribeirão Preto, Ernani Bezerra da Silva, pelo 3º Vice-Presidente da FNO e Presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região, César Roberto Schmidt, pelo Presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado De Pernambuco, Ailton Coelho, pela Presidente do Sindicato dos Odontologistas da Região do ABC, Valéria Maria Bottino Vizzotto Stéfani, pelo representante do Sindicato dos Odontologistas da Região de São José do Rio Preto, Fernando Araújo e pelo assessor jurídico da FNO, Ítalo Magalhães.


FONTE: FNO/ SICOM-SICIDETO
  • PL 765/2015 PISO SALARIAL É APROVADO NA COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

  • PAG - CIRÚRGICO E PLANTÕES EXTRAS PARA CIRURGIÕES - DENTISTAS

  • VALORIZAÇÃO DA ODONTOLOGIA