Notícias

SOLICITANDO EXPLICAÇÕES PARA SECRETÁRIO ESTADUAL

Os profissionais da rede pública de saúde do Tocantins que estão ligados às unidades de saúde no combate à Covid-19, vão receber um incremento financeiro. A medida foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 1, pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, durante reunião por videoconferência do Comitê de Crise para Prevenção do Novo Coronavírus, causador da Covid-19. A medida ainda está sendo formatada pela Casa Civil e deverá ser enviada à Assembleia Legislativa, para apreciação e votação dos deputados o mais rápido possível.



O Governador explicou que esse incremento nos vencimentos será destinado, exclusivamente, aos profissionais que estão diretamente envolvidos no atendimento e tratamento das pessoas acometidas pela Covid-19, por tempo determinado. “Não adianta termos criado mais 200 leitos no Estado neste momento de crise se não equipararmos o que os outros estados estão remunerando. Temos que remunerar melhor essas pessoas que estão se expondo e colocando em risco a saúde de sua própria família. Mas temos que fazer dentro da legalidade e deixar bem claro que não é para todo o quadro de profissionais, é para o quadro que cuida do coronavirus”, ressaltou.



O titular da pasta da Saúde, Edgar Tollini, disse que já está concluindo um levantamento dos profissionais de todas as categorias para que não seja cometidas injustiças. “Não existe categoria superior, todos são importantes, desde aqueles que fazem o atendimento inicial ao maqueiro. Ninguém enfrenta uma crise dessa proporção sozinho, então todos são fundamentais e merecedores desse incremento”, ressaltou ele, afirmando que esse incremento vai permitir a contratação de novos profissionais e até mesmo promover o retorno de muitos que estão afastados.



O deputado estadual Ivory de Lira, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, elogiou a iniciativa e disse que é preciso adotar a forma mais ágil para a matéria. “O que importa é a agilidade para incrementarmos essa iniciativa e o sentimento que há na Casa é de deliberar o mais rápido possível essa matéria”. O presidente do Tribunal de Justiça elogiou as medidas adotadas pelo Governo do Estado para conter o avanço do novo Coronavírus, principalmente na região norte, que concentra a maioria dos casos no Tocantins. “As medidas adotadas evitaram o caos na saúde, e essa sugestão de melhorar a remuneração dos médicos e dos outros profissionais que estão na linha de frente nas unidades de saúde é muito interessante. Todos correm risco ao enfrentar esse vírus, então eu vejo com simpatia essa sugestão do Governo do Estado”.

Comitê


O Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19 foi implantado no dia 12 de março, pelo Governo do Tocantins, com objetivo de unir forças entre os poderes do Estado e órgãos institucionais com vistas a fomentar ações que possam prevenir a população do Tocantins contra o novo Coronavírus. O Comitê conta com a participação da Assembleia Legislativa (AL/TO); do Tribunal de Justiça (TJ/TO); do Ministério Público Estadual (MPE); da Defensoria Pública Estadual (DPE); da Polícia Federal (PF); da Polícia Rodoviária Federal (PRF); da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Tocantins (OAB/TO) e do Exército Brasileiro.


O SICIDETO protocolou ofício ao Secretário Estadual de Saúde, pois percebe que os Cirurgiões Dentistas do Estado em nenhum momento foram lembrados pelo Governo e como estão presentes na linha de frente cabe ao Sindicato representante da Categoria perguntar oficialmente o motivo. 

SEGUE ANEXO OFÍCIO PROTOCOLADO:








" Agora com a Pandemia em curso a comunicação com a SES que era difícil ficou um pouco mais, não percebo interesse por parte da Gestão em aprimorar as ações na área odontológica, visto o que foi noticiado semana passada, em que vários municípios do Tocantins perderam recursos para o LRPD, sabemos que as responsabilidades são divididas nas três esferas de Governo, mas Estado tem muitas responsabilidades na saúde bucal, e momentaneamente deixa muito a desejar em todos aspectos, continuaremos cobrando" Conclui Dr. Ricardo Camolesi PRESIDENTE DO SICIDETO.




FONTE: T1 NOTÍCIAS / SICOM - SICIDETO






  • CFO, CRO-TO e SICIDETO se reúnem com deputados em Brasília para o fortalecimento a valorização dos cirurgiões-dentistas

  • SICIDETO PARTICIPA DA POSSE DA DIRETORIA DO CES

  • SICIDETO E CRO-TO SE REÚNEM COM VISA MUNICIPAL DE PALMAS