O secretário estadual de administração Geferson Oliveira Barros recebeu o presidente do Sicideto na manhã desta quarta, 25 fez as ponderações e respondeu oficialmente aos questionamentos dos Cirurgiões Dentistas que foram formalizados anteriormente pelo Sicideto. Em uma conversa aberta o presidente do Sindicato colocou para o Secretário suas preocupações as quais diariamente é questionado por filiados, as respostas que foram oficiadas sanaram várias dúvidas.
Em resposta ao Ofício encaminhado pelo Sindicato, que trata do atendimento das reivindicações dos Cirurgiões Dentistas do quadro da Saúde, servidores públicos do Estado do Tocantins, sobre o pagamento de outros adicionais como gratificações e plantões, temos a informar que:
O Governo do Estado reconhece o direito de todos os servidores e tem como meta o cumprimento do que foi acordado com os profissionais da saúde. Contudo, a delicada situação financeira do Estado não tem nos permitido pagar como pretendíamos. Diante do exposto nos cabe pedir compreensão aos profissionais e informar que, no momento que tivermos condições financeiras, iremos quitar os valores devidos, sempre dialogando com seus representantes legais como temos feito desde o inicio deste ano.
Sobre o acordo já firmado e as questões financeiras, temos a responder que:
Em relação ao acordo firmado, informamos que já determinamos a inclusão de uma parcela em atraso, com valor estimado de 4,2 milhões, na folha de pagamento do mês de novembro, com previsão de pagamento em 11 de dezembro. Aproveitamos para lamentar os atrasos ocorridos, que se deve exclusivamente a precária condição financeira do Estado. Contudo, há de se ressaltar, que cumprimos integralmente o pagamento da revisão geral anual (Data-base), publicamos no mês de agosto as progressões funcionais devidas até 2014, e estamos incorporando devidamente a todos os servidores em que houve concessão, também em cumprimento ao acordo firmado.
Sobre o adicional noturno, que encontra-se em atraso, já fizemos o pagamento de 1 parcela em atraso, no valor de 700 mil reais, no dia 20 de novembro de 2015. Faremos o pagamento de 2 parcelas em atraso, no valor estimado em 1,4 milhão, no dia 30 de novembro de 2015. Pagamento do mês normal em folha de pagamento de novembro, com previsão de liquidação no dia 11 de dezembro. Desta forma ficam regulares os pagamentos do adicional noturno com toda categoria.
Sobre o pagamento das gratificações, propomos pagar 1 mês dos valores atrasados, e já determinamos inclusão em folha normal do mês de novembro com previsão de pagamento no dia 11 de dezembro de 2015. Os demais valores devidos, iremos amortizar mês a mês de acordo com a nossa condição financeira, e sempre informando e tratando com esta e demais entidades sindicais representativas dos servidores.
Os plantões extras encontram-se com seus pagamentos regulares, e já incluímos na folha do mês de novembro o valor devido da referência 9. Ou seja, o dinheiro será devidamente creditado na conta dos plantonistas no dia 11 de dezembro.
Reiteramos que a nossa prioridade é o pagamento dos salários de todos os servidores em dia. E que todo nosso esforço em cumprir o acordo com a categoria, mesmo com eventuais atrasos, não se reflita numa deflagração de greve d categoria, que prejudicará o Estado, os servidores, mais acima de tudo a população tocantinense.
"Por hora estamos aguardando os pagamentos, às negociações continuam nossa vigilância é constante, o Sicideto trabalha diuturnamente para que os direitos garantidos por lei sejam cumpridos." completa Dr. Ricardo Camolesi presidente.
Clique aqui para vizualizar o Ofício.
SICOM/SICIDETO