Na presença do novo secretário de Estado da Saúde Dr. Marcos Musafir o secretário de Administração Geferson Oliveira Barros o representante da secretaria da Fazenda, os presidentes de sindicatos da saúde estiveram reunidos no gabinete da SESAU para discutirem as questões referentes aos servidores da saúde do Estado do Tocantins.
Após se apresentar o novo secretário Dr. Marcos, passou um breve panorama do que viu no Estado nesses primeiros dias frente a Secretaria de Saúde, disse que visitou muitas unidades e está a par das dificuldades que enfrentará; pediu um voto de confiança para que nesse início de sua gestão os servidores da saúde possam colaborar de forma que a situação melhore para todos.
Já o secretário Geferson Oliveira explanou sobre as dificuldades do Governo com relação aos passivos de progressões, gratificações, insalubridade e adicionais noturnos devidos aos servidores públicos estaduais, deixou bem claro que o resíduo da data-base do ano de 2015 será negociado até abril, mais nesse primeiro quadrimestre do ano de 2016 o Estado não tem condições de efetuar pagamentos. Falou támbem que dentro desta semana após reunião com comite gestor, receberá os presidentes dos sindicatos para um diálogo na escola de gestão.
Todos os secretários foram unanimes em dizer que o Estado mantem os salários em dia, sendo uma exceção para o Brasil, pois em todo o país somente três estados mantem essa regularidade.
O secretário de Administração reafirmou que a insalubridade, adicional noturno e respectivos retroativos estão em dia e que os plantões extras de setembro/15; serão regularizados no salário de fevereiro agora. Deu abertura aos sindicatos para requererem junto a SECAD os passivos referentes aos seus filiados para terem uma situação atualizada em 2016.
O representante da Secretaria da Fazenda relatou que o custeio de dezembro/15, referente a SEFAZ ainda não foi pago, enfatizando a dificuldade que o Estado vem enfrentando.
"Iremos para Assembleia Legislativa, na busca de apoio à luta dos servidores públicos estaduais Cirurgiões Dentistas. O compromisso dos Deputados Estaduais para com todos é de grande importância, não mediremos esforços para resolvermos os problemas que estão evidentes, nossa LUTA é incansável ". Palavras do presidente Dr. Ricardo Camolesi.
SICOM - SICIDETO