O Dr. Marcos Musafir e a Dra. Adriana Vitor receberam o presidente do Sicideto Dr. Ricardo Camolesi, para a primeira reunião dessa nova gestão frente a Sesau, com o Sindicato foi nessa quarta-feira, 13 de abril às 15h no gabinete do secretário estadual de saúde, a pauta de reivindicações se iniciou na Odontologia Hospitalar pela questão que o Sicideto mais se preocupa no momento o faturamento, o presidente Dr. Ricardo apresentou dados coletados por ele sobre o grande vazio que existe entre o que se produz e o que se fatura, citando por exemplo problemas com o CBOs quando Cirurgiões Dentistas realizam tratamentos clínicos e a tabela SUS, SIGTAP exige o CBO do profissional e o Cirurgião Dentista não está contemplado impossibilitando assim o faturamento dos procedimentos, resultando em perdas totais dos valores da AIH e os dados estatísticos da especialidade.
Neste sentido o presidente alerta a Sesau que já esteve com Gilberto Pucca, em Brasília que na ocasião era Coordenador Nacional de Saúde Bucal, fazendo estes questionamentos e que o mesmo tinha se comprometido em ajudar, mas até agora não se resolveu.
O secretário então disse que pedirá novamente o apoio ao Pucca neste sentido. Na sequência foi relatado o interesse das entidades em ajudar as vezes até doando equipamentos quando possível para o Estado, com forma de viabilizar o atendimento odontológico pois existem locais sem o mínimo de estrutura para os serviços.
O presidente relatou também o interesse em implementar a OH no Hospital e Maternidade Dom Orione de Araguaína, comentou com a equipe que já iniciou conversa com o Diretor do Hospital Dr. Arnaldo Alves Nunes que foi muito receptivo ao tema, sabendo da necessidade e até obrigatoriedade do teste da linguinha na rede hospitalar, além da primeira consulta odontológica em RN e o acompanhamento das Gestantes de alto risco ente outras demandas.
Foi solicitado também o protocolo de atendimento padronizado pelo Estado, tabela para faturamento dos procedimentos de laser terapia pois sem codificação os procedimentos são realizados, mas não informados, muito menos faturados.
Ao final o presidente do Sindicato se comprometeu em apresentar os dados da Odontologia Hospitalar que não tem faturamento coletado em cada unidade hospitalar do Estado, para subsidiar o Secretário Musafir das informações que não vão para o sistema e que são a vida dos Cirurgiões Dentistas da OH do Tocantins.
Ainda antes de agradecer pediu atenção para aquelas unidades que não tem condições de trabalho, sequer um consultório, pediu aparelho de ultrassom, laser, sugadores de alta potência para melhoria do atendimento.
" A reunião foi produtiva pois tive a oportunidade de expor a real situação da OH e ao mesmo tempo a preocupação que temos com a falta de faturamento e informações de dados que não vão para o SIH, na próxima reunião espero ter em mãos dados colhidos pelos colegas para argumentar apresentando números" Completa Dr. Ricardo Camolesi presidente do Sicideto.
SICOM - SICIDETO