
Profissionais da área de odontologia da rede municipal de Saúde participaram, na última quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24 de capacitação para detecção de pacientes com hanseníase. O curso aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, no Paço Municipal.
A capacitação, ministrada pela gerente do Núcleo da Hanseníase da Secretaria Estadual da Saúde, Isabel Borges, teve a finalidade de incluir os profissionais da saúde bucal nas ações de prevenção à hanseníase, para que os mesmos ampliassem os conhecimentos sobre a doença e soubessem a importância do atendimento e acompanhamento odontológico aos pacientes de hanseníase.
Dia Mundial
A capacitação fez parte das ações realizadas em razão do Dia do Hanseniano, 24 de Janeiro, e Dia Mundial da Hanseníase, 26 Janeiro, e teve o objetivo de lembrar a população sobre os riscos da doença, formas de prevenção e tratamento.
Dentre as atividades promovidas na data, a Unidade de Saúde da Família da 403 Norte realizou, na última sexta-feira, 24, ação de Combate e Prevenção à Hanseníase, com a realização de busca ativa de pacientes pelos Agentes de Saúde, palestras educativas e consultas médicas.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença crônica, popularmente conhecida como lepra. Ela sempre representou, e ainda representa um grave problema de saúde pública no Brasil. Manifesta-se por sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos. O comprometimento do sistema nervoso periférico é a característica principal da doença. Essa doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado.
De acordo com dados da Diretoria de Vigilância em Saúde de Palmas, em 2013 foram registrados 121 casos de hanseníase em Palmas, dos quais 13 ocorreram entre menores de 15 anos. A presença da hanseníase em menores de 15 anos é um forte indicador do nível de transmissão da doença, além de indicar a gravidade da endemia.
O tratamento da hanseníase é realizado através da administração de medicamentos disponíveis gratuitamente na rede pública de Saúde.
Fonte: Site www.portal.palmas.to.gov.br

Saiba mais em nossa Política de privacidade e Termos de uso.
