
Na noite de ontem, 28, o Presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins, Dr. Ricardo Camolesi, juntamente com o Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado do Tocantins, Dr. Juliano do Vale, reuniram-se com os Cirurgiões Dentistas do Município de Guaraí, na sede da ACIAG – Associação Comercial, Agropecuária e Industrial de Guaraí.
O objetivo do encontro foi tratar da seguinte pauta: PCCS, PMAQ, PSF, Adicional Noturno, Insalubridade, Data-Base, Progressões, Carga Horária, entre outros.
Na oportunidade, constatou-se que foi criada uma Comissão, para tratar do PCCS, há alguns anos atrás, no Município de Guaraí, porém, ficou apenas no papel. Em virtude disto, o Sicideto enviará ofício ao Prefeito, à Secretária de Administração e ao Departamento Jurídico, a fim de solicitar informações e cobrar os trabalhos referentes a este assunto.
Sobre o PMAQ, existe o relato de alguns colegas dizendo que por duas vezes, no passado, houve esse repasse, entretanto, atualmente nada mais foi repassado e nada informado, somente é sabido que o repasse veio para o Município, segundo informações dos próprios CD’s de Guaraí. O Sicideto também enviará ofício solicitando informações acerca do assunto e justificando a importância do pagamento deste programa aos Profissionais que trabalham no PSF.
Com relação ao incentivo do PSF, segundo os CD’s de Guaraí, não existe nenhum repasse. Com isso, o Sicideto solicitará, por meio de ofício, que o Município faça pelo menos o mínimo do repasse que é de direito do trabalhador, praxe que vem sendo seguido nos demais municípios do Estado e orientado pela Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.
Na ocasião, verificou-se que o Adicional Noturno dos profissionais que trabalham no Hospital Regional de Guaraí vem sendo pago corretamente, bem como o pagamento de 20% mensal, referente à insalubridade dos CD's servidores do Município, o que é uma boa notícia para o Sicideto.
Já a Data-Base está em atraso desde o ano de 2010, segundo informações dos CD’s, portanto, como a data-base trata de uma questão salarial, o Sicideto fará ofício solicitando informações sobre o assunto e desde já cobrando o Munícipio para que atualize o percentual de Data-Base, pelo menos dentro da perda inflacionária.
Sobre o pagamento das progressões do Estado, o Sicideto foi informado pelo Coordenador de Regulação do Trabalho da Sesau, Tiago Pereira da Silva, que o levantamento está sendo feito e que a lista deve sair em torno do dia 12 de maio e que um ofício será encaminhado para a Entidade contendo tais informações nos próximos dias, segundo fontes da SECAD.
A questão da Carga Horária dos CD’s do Município de Guaraí será tratada individualmente, caso a caso, desde Dr. Ricardo pediu à Coordenação Municipal de Saúde Bucal, na pessoa da Dra. Gilda Gomes Borba, Cirurgiã Dentista, um máximo de empenho para a resolução desses problemas e colocou-se à disposição para o que estiver a seu alcance, como Presidente do Sicideto.
Vale ressaltar também que houve questionamentos sobre os remanescentes de Goiás, sendo que o único CD que se encaixa nesta modalidade, é o Dr. Agenor Pires de Andrade, e, o Sindicato respondeu de pronto, dizendo que apoiou favoravelmente na Assembleia Legislativa para que os remanescentes de Goiás fossem incorporados ao Igeprev e que fará ofício ao Instituto para colher mais informações acerca do assunto.
Ao final da reunião, Dr. Ricardo agradeceu a presença de todos os CD’s do Município e fez o compromisso de continuar na luta pela Classe e se empenhar nas questões locais do Município de Guaraí, “sem dúvida a reunião foi positiva para todos nós”, disse o Presidente do Sicideto.
SICOM Sicideto

Saiba mais em nossa Política de privacidade e Termos de uso.
