AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
A Audiência Pública da Saúde teve como resultado a criação de um comitê para combater a crise na saúde e elaborar planos de ações.
Na área da Odontologia que teve grande espaço de debate nesta audiência Dra. Sheyla Marcia fez um discurso emocionado em defesa da Odontologia Hospitalar no Estado, mostrou dados do Hospital Regional de Araguaína e saiu em defesa do trabalho dos Cirurgiões Dentistas em todas as unidades hospitalares do Estado. Falou da falta de recursos na atenção básica nos municípios e a falta do compromisso dos gestores com os programas PSF, PMAQ entre outros.
Relatou casos clínicos de relevância mostrando que os Cirurgiões Dentistas ao contrario do que pensam os gestores, além de trazer um grande benefício pelo serviço prestado aos usuários nos hospitais também traz uma grande economia, pois as ações realizadas fazem com que os pacientes diminuam seu tempo de internação hospitalar, isso comprovado com os dados apresentados gerando uma e economia para o Estado.
Dra. Luiza Franco também apresentou dados do Hospital Infantil de Palmas juntamente com o Dr. Evaldo Luis Bardi falando do trabalho prestado naquela Unidade Hospitalar apresentando números e depoimentos dos familiares dos pacientes atendidos que mostraram uma grande satisfação.
Para a Deputada Valderez Castelo Branco (PP), que também é presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo da Casa, a realização da audiência pública foi importante para discutir melhorias para a saúde do Tocantins. “Vamos nos reunir com o secretário e toda sua equipe, com nossos colegas parlamentares e entidades representativas para buscar o melhor para a saúde do nosso Estado. Se preciso visitaremos os hospitais, conversaremos com os pacientes, pois como parlamentar estou a disposição de todos, para ouvir sugestões, para auxiliar o governador, os secretários e o povo tocantinense. Não vamos medir força nesta questão”, declarou.
E mais se mostrou totalmente solidaria as questões da Classe Odontológica reafirmou seu apoio e disse que trabalhará para sensibilizar os gestores sobre a importância da Odontologia Hospitalar, pois como foi mostrado na Audiência Pública “Odontologia é +” os Cirurgiões Dentistas no ambiente hospitalar salvam vidas.
O deputado Olyntho Neto propôs a realização de um plano de ação para os próximos quatro anos e sugeriu ao secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, que o planejamento seja apresentado à toda população tocantinense.
Ao cumprimentar o presidente do Sicideto Dr. Ricardo Camolesi se colocou a inteira disposição da Classe Odontológica e disse do seu compromisso com a saúde do Estado.
O presidente do Sicideto usou a palavra reafirmando o apoio às entidades sindicais da saúde: Sintras, Simed, Seet e Sindifato e disse do otimismo que tem e da certeza de que o Secretário Estadual de Saúde se empenhará o máximo para não prejudicar o atendimento Odontológico Hospitalar dos usuários do SUS, mantendo e ampliando os serviços prestados pelos Cirurgiões Dentistas nas Unidades Hospitalares.