Seguindo a programação do “odontologia é +”, nesse dia 14/04 ás 14:30h foi realizada no auditório da CNPL a reunião com o Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde Dr. Gilberto Pucca.
Na oportunidade todos os presidentes de sindicatos e representantes de categoria que estiveram presentes, tiveram a oportunidade de dialogar e debater com o Coordenador Nacional de Saúde Bucal assuntos de interesse da Classe Odontológica.
Um dos temas mais debatidos foi à questão da Odontologia Hospitalar, mas o PMAQ, PSF, e todos os programas e serviços do Ministério da Saúde com relação a Odontologia estiveram na pauta.
Dr. Gilberto Pucca disse categoricamente ser contra a terceirização. Fez alguns compromissos na reunião com relação ao PSF, um Cirurgião Dentista para cada equipe de Saúde da Família. Disse da precarização dos serviços os servidores sem vinculo trabalhista e sem condições de trabalho Brasil a fora, mas tem o compromisso de melhorar.
Se comprometeu no empenho de formar a Comissão de Odontologia Hospitalar no Ministério da Saúde, fazendo uma portaria para que os trabalhos se iniciem o mais rápido possível e deixou o e-mail da Coordenação Nacional de Saúde Bucal a disposição para que os Cirurgiões Dentistas façam as suas solicitações através dele e possam sugerir para a melhoria dos trabalhos da Odontologia do SUS.
Com relação ao PMAQ, disse da dificuldade que temos, pois a verba é direcionada às Secretarias Municipais de Saúde e a partir dai os prefeitos e secretários municipais é que fazem a divisão do recurso, mas a regra é bem clara Dr. Ricardo Camolesi fez a sugestão para que aqueles municípios que tiverem com servidores irregulares podessem ter o recurso cortado, uma ideia a ser implantada.
Dr. Gilberto Pucca ao ser questionado pelo presidente do Sicideto Dr. Ricardo Camolesi com relação à Odontologia Hospitalar especificamente do Estado do Tocantins onde é referencia nacional, disse que disponibilizará os técnicos do Ministério da Saúde para fazerem uma visita em Araguaína e Palmas para a capacitação dos Cirurgiões Dentistas na questão de faturamento para podermos equacionar essa questão, pois o faturamento esta sendo aquém do que poderia ser.
Dr. Ricardo ainda questionou a respeito do “Teste da linguinha” que hoje no Tocantins é realizado por Fonoaudiólogos ao invés de Cirurgiões Dentistas, pois são eles que resolvem os problemas. Dr. Gilberto Pucca não se posicionou sobre o assunto .
Todas as dúvidas foram respondidas aos presidentes de sindicatos sobre o “Brasil Sorridente” e ficou bem claro o empenho do Coordenador Nacional de Saúde Bucal para resolver os problemas da Odontologia em todo país, portanto deixou uma via aberta de contato direto com ele para que aos poucos resolvermos ou minimizarmos os problemas.
A reunião foi concluída com os agradecimentos da Dra. Joana Batista presidente da FNO ao Coordenador Nacional de Saúde Bucal por disponibilizar uma tarde inteira de “bate bola” como ele mesmo colocou com os colegas Cirurgiões Dentistas porque ali estava o Cirurgião Dentista Dr. Gilberto Pucca e em algum momento o Coordenador Nacional de Saúde Bucal.
`` Foi muito feliz o convite ao coordenador nacional de saúde bucal, a presença dele além de produtiva e esclarecedora para nós em especial do Tocantins trara frutos, as visitas dos técnicos do ministério que serão organizadas por nós em parceria com o CRO-TO, tenho certeza ajudarão muito ``. Disse Dr.Camolesi