
A próxima Reunião Plenária do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins - CES-TO será realizada na quinta-feira, 13 de novembro de 2025, a partir das 8h30, na Sede do Ministério da Saúde, em Palmas.
O Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Tocantins (SICIDETO), que representa a categoria no Conselho, protocolou três pautas importantes voltadas à Saúde Bucal, que integram a ordem do dia como os itens 15, 16 e 17 da 322ª Reunião Ordinária do CES-TO.
As pautas apresentadas pelo SICIDETO são:
Item 15:Solicitação de informações e esclarecimentos sobre os atendimentos odontológicos aos pacientes do CETEA, recém-inaugurado em Palmas. O sindicato destaca que, por se tratar de um centro especializado, o local deve oferecer atendimento odontológico integrado à equipe multiprofissional, conforme ocorre na Clínica Escola Mundo Autista de Araguaína, referência no atendimento odontológico de pacientes com TEA.
Item 16: Solicitação de informações sobre a implantação e realização dos atendimentos odontológicos no Hospital de Amor de Palmas, considerando as mudanças em curso na estrutura de atendimento e a importância de manter o serviço odontológico especializado para pacientes em tratamento oncológico.
Item 17:Solicitação de informações sobre a criação da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, que deve compor a Política Estadual de Saúde Bucal (PESB), conforme as recomendações da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.
Na manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, o presidente do SICIDETO, Dr. Ricardo Camolesi, esteve no setor de Oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), conversando com os cirurgiões-dentistas Dr. Rildo e Dr. Charles sobre as preocupações relacionadas às mudanças previstas no serviço odontológico prestado aos pacientes oncológicos. O HGP possui um serviço de referência regional em odontologia hospitalar voltada a pacientes em tratamento de câncer, com estrutura adequada e equipe especializada.
Segundo o presidente do SICIDETO, há apreensão quanto à possível descontinuidade desses atendimentos:
“Estamos muito preocupados com as mudanças que poderão ocorrer, pois é sabido que o Hospital de Amor, nem mesmo em Barretos possui serviço odontológico, queremos entender como isso será conduzido aqui no Tocantins, nosso povo não pode ficar desamparado, assim como nossos cirurgiões-dentistas; enfim quem realiza um trabalho de excelência tem que ser valorizado e lembrado a todo momento.”Concluiu Dr Ricardo Camolesi.
O SICIDETO reafirma seu compromisso com a defesa da Saúde Bucal como direito de todos os cidadãos, a valorização dos cirurgiões-dentistas e a manutenção de serviços públicos de qualidade, especialmente para os pacientes em situação de vulnerabilidade.
Os Cirurgões-dentistas que reenvidicam as 40h JÁ, estarão presentes no plenário em manifestação justa pelo aumento da carga horária.
PARTICIPEM!!!
SICIDETO TRABALHANDO
FONTE: SICOM - SICIDETO

Saiba mais em nossa Política de privacidade e Termos de uso.
