
Na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro de 2025, o presidente do SICIDETO, Dr. Ricardo Camolesi, esteve na Secretaria de Administração do Estado do Tocantins para reunião com o secretário Marcos Duarte, o encontro teve como objetivo dialogar sobre pautas urgentes relacionadas aos cirurgiões-dentistas, servidores públicos estaduais e profissionais credenciados ao atendimento odontológico do Plano Saúde SERVIR.
Atendimento odontológico do SERVIR está temporariamente suspenso e durante a reunião, o Secretário esclareceu que a paralisação do atendimento odontológico ocorreu devido à suspensão do contrato com a empresa responsável pela administração do plano odontológico, Segundo ele, diversos fatores levaram o Estado a romper o contrato e iniciar um novo processo de licitação, buscando outraS empresaS para assumirem o serviço.
Marcos Duarte também destacou que não descarta a possibilidade da participação de uma cooperativa de cirurgiões-dentistas na gestão do atendimento, ele afirmou que fará um estudo sobre a proposta apresentada pelo SICIDETO e que o Sindicato será informado oficialmente após a análise e que o SICIDETO participará do processo de discussão e escolha da nova administradora, o secretário reforçou que todo o processo será conduzido com ampla transparência, garantindo que o SICIDETO será chamado no momento decisivo para compor a mesa de diálogos e contribuir para as decisões sobre a nova empresa que administrará o plano odontológico dos servidores públicos estaduais.
Colaborando com os fatos na reunião Dr. Ricardo Camolesi relembrou ao secretário como funcionava o atendimento odontológico quando a Uniodonto, cooperativa local, era responsável pela administração do plano, ele ressaltou que naquela época a qualidade do serviço era superior, com atendimento realizado em quase todos os municípios do Tocantins e com grande valorização dos profissionais do Estado, fortalecendo muito a economia local.
“Na época da nossa cooperativa Uniodonto, eu atendia ao PlanSaúde e o serviço tinha uma satisfação muito grande por parte dos usuários, além de valorizar o cirurgião-dentista tocantinense, o recurso permanecia no Estado, fortalecendo a categoria e garantindo atendimento de qualidade”, recordou Dr. Ricardo.
MUDANDO DE ASSUNTO:
Para a Previdência, descontos sobre 13° e férias daqueles que recebem o abono de permanência também foi pauta, em respostas ao ofício abaixo
Outro ponto importante tratado na reunião foram os descontos previdenciários aplicados ao 13º salário e às férias dos servidores que recebem abono de permanência, o Secretário Marcos Duarte recebeu formalmente a demanda apresentada pelo SICIDETO e informando que o caso será analisado, com resposta oficial a ser encaminhada ao Sindicato.
RECONHECENDO A FORÇA DA CATEGORIA
Dr. Ricardo Camolesi também apresentou um panorama histórico da atuação dos Cirurgiões-dentistas no Tocantins desde a criação do Estado, destacando o protagonismo da categoria na:
Nas diversas áreas técnicas da odontologia segundo ele, os profissionais têm mostrado ao longo dos anos que são essenciais ao desenvolvimento da saúde no Tocantins, constituindo uma categoria forte, atuante e comprometida.
Ao final do encontro, Dr. Ricardo agradeceu a recepção e reforçou a importância do diálogo aberto entre o SICIDETO e o Governo do Estado, especialmente diante da atual preocupação com o atendimento odontológico do Plano Saúde, pois o Sindicato tem recebido diversas reclamações de profissionais sobre falta de pagamentos, além de relatos de usuários quanto à interrupção dos serviços.
Diante disso, o SICIDETO reafirma seu compromisso de atuar firmemente para buscar soluções, cobranças e respostas oficiais junto à SECAD, assegurando a defesa dos direitos da categoria e a qualidade do atendimento aos servidores públicos estaduais.
FONTE: SICOM - SICIDETO

Saiba mais em nossa Política de privacidade e Termos de uso.
