A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) está realizando a campanha Diabetes sem Complicações de conscientização sobre as complicações graves que a doença pode causar, como problemas renais e cardiovasculares, entre outros.
Os atores Flávia Alessandra e Otaviano Costa são os embaixadores dessa ação, que começou na semana passada em São Paulo, na estação Clínicas do Metrô.
Monitoras interagiram com as pessoas que passaram por lá, nos dias 30 e 31 de agosto, convidando-as a montar um “quebra-cabeça gigante” que mostrava informações e dicas de como evitar a diabetes. A estrutura ficará neste local por um mês.
A ação conta ainda com a distribuição de uma cartilha com informações da doença e de prevenção, incluindo passatempos, como cruzadinhas.
E não é apenas o paulistano que será informado. Essa campanha pegará estrada rumo a outras capitais nos próximos meses – Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza – e será fortalecida por meio de divulgação em redes sociais.
Você sabia? – Até 40% das pessoas com diabetes desenvolvem problemas nos rins, segundo a SBD. Além disso, esses pacientes apresentam um risco até quatro vezes maior de morrer devido a uma doença cardiovascular, como infarto e AVC.
Mas o problema principal é que metade das pessoas, aproximadamente, não está ciente dessas potenciais consequências, segundo revelou uma pesquisa feita pela entidade em parceria com o Ibope Inteligência.