Considerando ofício de 20 de janeiro de 2017 ao presidente da Prodent, e a reunião com o Presidente do Plansaúde e da Prodent dia 18/05/17 na Secad, assim como a reunião realizada entre a Prodent e as Entidades ABO-TO, CRO-TO E SICIDETO no dia 24/05/17 no CRO-TO. Fomos informados do altíssimo número de glosas 28%, segundo Dra. Taís Zanin (Representante da empresa Prodent) números absurdos e injustificáveis e ainda verificamos o baixo número de Cirurgiões Dentistas contentes com o atendimento a eles oferecidos pelo 0800 da Prodent que persiste em não completar as ligações ou quando atendem tomam um tempo muito excessivo dos profissionais. Ainda segundo a Dra. Taís Zanin as reclamações de glosas são feitas por whatsapp ou telefone somente e mais somente 29 (vinte e nove) Cirurgiões Dentistas credenciados receberam o benefício de revisões de glosas das consultas iniciais não pagas no ano de 2016.
Nossa preocupação também é com a nova norma de negociação de contrato da Prodent junto ao Credenciado, pois anualmente o índice (IPC/SAÚDE) de reajuste segundo a ANS deverá ser aplicado; este que de abril/15 até abril/16 foi de 13,65% e não foi repassado porque a regra ainda não valia, disse a Prodent. Considerando ainda que a Prodent não aboliu a obrigação de tomadas radiograficas para diagnóstico, que segundo o Código de Ética Odontológica é considerado inflação ética ao Cirurgião Dentista que a fizer; então se o Cirurgião Dentista faz seu trabalho de Diagnóstico com uso do RX e a empresa não paga o mesmo pelo o RX, ocorre uma perda financeira.
A Prodent na última reunião se comprometeu em inserir nas tabelas os valores as radiografias iniciais e finais,incluindo direto no procedimento; e não o fez segundo verificamos na reunião do dia 24/05/17 no CRO-TO, pois o site mostrou que a Empresa não cumpriu o combinado na reunião do dia 18/04/17 na Secad. Os furos nos atendimentos nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016 e janeiro de 2017, causaram grandes prejuízos aos Cirurgiões Dentistas, usuários e ao próprio Erário público, que pagou por um serviço e não o recebeu a contento e a auditoria do Plansaúde tem a obrigação de saber desses fatos relatados; e mais com um baixo número de profissionais aquém do que o contrato estabelece segundo o que foi levantado na reunião de 18/05/17, e a Dra. Taís Zanin relatou na reunião do dia 24/05/17 no CRO-TO que pela falta de funcionários mais de 50 (cinquenta) pedidos de credenciamentos estão para serem analisados e não conseguiram verificar a documentação por falta de tempo.
Considerando que a Prodent constantemente muda as regras, forma de operar no site, envios de faturas, entre outros serviços, sem avisar previamente os credenciados, o site fica inoperante e os atendimentos prejudicados mais uma vez, como ocorreu entre os dias 03 e 15/05/17, comprovado pelos profissionais presentes na reunião; em resposta a Prodent argumentou através de seu Diretor Rodrigo Califoni que diariamente existem ajustes de base e existem problemas no sistema. Considerando também que existe só um escritório no Estado todo e uma única Cirurgiã Dentista Representante Dra.Tais Zanin, para atender todos os credenciados e usuários, e que possivelmente grande número de reclamações não são atendidas.
Solicitamos para a SECAD e PLANSAÚDE através de ofícios que medidas urgentes sejam tomadas por esta gestão, vistos os demandos da Empresa Prodent, que mesmo após reunião em que se mostrou solicita aos apelos da categoria dos Cirurgiões Dentistas representados pelas Entidades CRO-TO, SICIDETO E ABO-TO, pouquíssimo fez para sanar os problemas, reclamações e reivindicações dos prestadores de serviços. Fato que no entendimento da Classe também prejudica e muito os usuários do Plansaúde Odontológico. Aguardamos respostas no tempo hábil de 07 (sete) dias, antes de tomarmos outras providências.
Estiveram presentes os presidentes Dr. Nelson Castro CRO-TO, Dr. Frederico Valadares ABO-TO, Dr. Ricardo Camolesi SICIDETO além dos diretores da PRODENT e alguns poucos credenciados. A Dra. Mariana também presente disse uma frase marcante "são curiosidades as glosas da Prodent".
" A Prodent foi avisada e a Gestão oficiada dos problemas recentes verificados por nós, no prazo de 7 (sete) dias aguardaremos respostas para definirmos qual outras providências tomarmos" Conclui Dr. Ricardo Camolesi