Notícias

RESUMO DA SEMANA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA COM O PL DA OH.



Esta semana teve início na terça-feira dia 9 de maio de 2017,as negociações na Assembleia Legislativa com a possibilidade de colocação da derrubada do veto ao projeto do Deputado Eduardo do Dertins sobre a Odontologia Hospitalar, o Deputado Stalin Bucar que ocupa a cadeira momentaneamente achou por bem não colocar na pauta naquele dia e explicou aos presentes o motivo: " existe a possibilidade de não ter quórum ". A Secretaria Estadual de Saúde entrou em contato com o Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins, convocando uma reunião para as 17:30h, na Sesau, Dr. Ricardo convidou as lideranças e os representantes das entidades para participarem da referida reunião.

O Secretário e sua equipe foram chamados para Assembleia Legislativa para darem explicações aos Deputados sobre a Situação dos Cirurgiões Dentistas, visto a apresentação uma Nota Técnica sobre a Odontologia Hospitalar. Então após as 18h os representantes Classistas Dr. Ricardo Camolesi - Sicideto, Dra. Maria das Medalhas- ABRAOH-TO e Dr. Frederico Valadares ABO-TO, juntamente com Dr. Evaldo e Dra. Ingria representantes do HIPP foram recebidos na Sesau.

O presidente do Sicideto tomou conhecimento da Nota técnica naquele momento e de imediato argumentou ao subsecretário Marcos Sena que nesta semana representou o secretário Musafir, "uma nota importante como essa, não foi sequer apresentada ao Sindicato da Categoria" e disse ainda: " estamos em contato direto com a Gestão no intuito de participarmos do Congresso Científico, mas ainda não recebi nada oficial, nenhum convite, além da Coordenação Estadual de Saúde Bucal que foi um compromisso do Secretário conosco e nenhuma resposta recebemos".

A reunião teve início com o subsecretário se desculpando pelo ocorrido e se comprometendo em responder sobre a Coordenação, assim como discutir a nota técnica para que ocorram modificações e em um prazo de 30 dias com o aval dos coordenadores da OH nas unidades hospitalares e das entidades, para apresentação pela Gestão de uma Portaria regulamentando a Odontologia Hospitalar no Estado. O debate técnico ficou por conta da Dra. Ingria que com muita habilidade colocou de forma sucinta a necessidade de Cirurgiões Dentistas nas unidades hospitalares do Tocantins e o trabalho realizado pela equipe do HIPP, no debate Dra. Medalhas colocou que a mais de dez anos temos a OH, Dr. Ricardo questionou os dados e foi informado pela diretora da Atenção Especializada Sra. Margaret que os mesmos são do ano de 2015 da DAE, daí o presidente Camolesi pediu que fossem revistos: " Sr. Secretário temos a responsabilidade como representantes da Classe em primar pela transparência, não podemos deixar que dados de dois anos atrás reflitam a realidade atual, nossa Odontologia Hospitalar é referência nacional e não pode ser tratada assim" o secretário de imediato disse que novo levantamento será feito.

Quanto a questão política foi acertado que a Gestão marcaria com os Deputados uma conversa para um possível acordo, Dr. Ricardo Camolesi reafirmou seu compromisso com a Classe e disse ainda que sempre foi e sempre será a favor da lei da Odontologia Hospitalar pois luta a vários anos por ela, tanto a nível Estadual quanto Nacional.

NA SEQUÊNCIA

Manhã de quarta-feira, no Sicideto ocorre uma reunião para discutir sobre os fatos: a nota técnica, a Lei da OH tudo foi revisto. Analisada de forma favorável a nota técnica apesar da necessidade de ajustes a Gestão assumi a real situação dos Cirurgiões Dentistas a regulamentação do serviço é fato e tem que ser encarado seriamente na opnião dos presentes. A aprovação da Lei da OH também é ponto pacífico para todos.




Dr. Plínio achou estranho o serviço de Cirurgia Bucomaxilifacial ser extinto em Porto Nacional no hospital regional. Dr. Alberto também comentou da mesma forma. Dr. Juliano do Vale disse que o trabalho continua, eram setenta ano retrasado, que iriam tirar dos hospitais, agora são quarenta; vamos trabalhar para diminuir ainda mais mostrando o trabalho realizado.

NOTÍCIA MUITO IMPORTANTE

O presidente do SICIDETO fez contato por telefone com a Coordenadora Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde Dra. Lívia Maria Souza, sobre um pedido realizado na ocasição de sua última e recente visita a Brasília, Dr. Ricardo quando informado de que  Projetos Pilotos de Odontologia Hospitalar ocorreriam nas cidades de Salvador BA, Porto Alegre RS e São Paulo SP, imediatamente solicitou para que Palmas TO também fosse incluída neste circuito, devido ao número de Cirurgiões Dentistas trabalhando e por ser referência nacional na OH, Dra. Lívia questionou o presidente do Sicideto para verificar se realmente Palmas seria uma opção para o Projeto, Dr. Ricardo argumentou que o HGP tem uma grande estrutura para suportar com certeza, várias equipes com serviços prestados na OH , foi então que ela solicitou um nome para coordenar o Projeto Piloto no HGP e o presidente apresentou Dr. Alberto Gomes Pereira (coordenador do serviço de oncologia - odontológica do HGP) então ficou acertado que havendo o aval do Ministro Ricardo Barros, o Tocantins faria parte do Projeto Piloto Nacional da OH que normatizará e orientará todas as ações da coordenação nacional de saúde bucal. Importante que na tarde de ontem pelo telefone na presença dos Colegas Dr. Frederico, Dra. Medalhas, Dr. Evaldo, Dr. Ricardo recebeu a confirmação e após dia 22 de maio quando tudo estiver ajustado Dra. Lívia Maria iniciará os trabalhos com as equipes do HGP sob a Coordenação do Dr. Alberto. Isso foi repassado na reunião do GT da OH na presença de demais Cirurgiões Dentistas.


  

Dr. Marco Antônio também apóia a lei da OH e acredita que o impasse terá um final feliz.Pela tarde as entidades e representantes foram avisados da reunião no gabinete do Deputado Eduardo do Dertins na Assembleia Legislativa as 10h desta quinta-feira, 11 de maio. O Sicideto foi convidado e repassou o convite aos representantes.

NO OUTRO DIA

 


Os Deputados Eduardo e Stalin receberam os representantes da Classe e os técnicos da Sesau juntamente com o Subsecretário Marcos Sena, o Deputado Eduardo explicou que o Projeto de lei foi elaborado após um estudo da situação e como é engenheiro de formação teve que se aprimorar sobre o assunto, " estudei o assunto pois quero me aprofundar nos argumentos " disse ainda : " os Cirurgiões Dentistas são os porteiros dos hospitais, pois tudo entra pela boca, vírus, bactérias; são de vital importância no tratamento dos pacientes de todas as especialidades, na clínica, UTI, Urgência e Emergência, não tem como os Cirurgiões Dentistas ficarem de fora".
O Deputado Eduardo do Dertins disse ainda que não se importa em ser "o pai da criança " o que quer é ver os usuários sendo bem assistidos.




Dra. Carmen Lorenzoni (Coordenadora da OH do HIPP) falou que: "quando prestamos o concurso fomos para os municípios, mas depois o Estado nos chamou de volta, os servidores públicos Cirurgiões Dentistas que estavam nos municípios foram para as unidades estaduais e por isso se iniciou a OH,  muitas dificuldades foram enfrentadas, mas hoje temos muito trabalho prestado ".

Dr. Frederico Valadares citou: "No município de Colinas os Cirurgiões Dentistas do Estado eram os Coordenadores do CEO, pois na atenção básica não encontraram apoio".o mesmo reafirmou Dr. Evaldo.



Os técnicos também explicaram a situação atual dos Cirurgiões Dentistas e foram favoráveis aos serviços da OH por todo Estado, o Subsecretário Marcos Sena reafirmou o compromisso em realizar a Portaria regulamentando o serviço conjuntamente com os Coordenadores e as Entidades, pra finalizar ficou acordado que o departamento jurídico da Assembleia Legislativa a pedido Deputado Eduardo do Dertins, juntamente com os técnicos da Sesau trabalhariam uma solução para o impasse.

" REAFIRMO O MEU COMPROMISSO COM A CLASSE E QUE SOU TOTALMENTE FAVORÁREL A LEI, TRABALHAREI JUNTAMENTE COM AS ENTIDADES E OS CIRURGIÕES DENTISTAS PARA ALCANÇARMOS A VITÓRIA" Conclui Dr. Ricardo Camolesi.



FONTE:SICOM-SICIDETO




  • VALORIZAÇÃO DA ODONTOLOGIA

  • CFO, CRO-TO e SICIDETO se reúnem com deputados em Brasília para o fortalecimento a valorização dos cirurgiões-dentistas

  • SICIDETO PARTICIPA DA POSSE DA DIRETORIA DO CES