Notícias

MINISTRO DA SAÚDE RECEBE REPRESENTANTES DA CLASSE ODONTOLÓGICA




Na manhã desta quarta-feira, 26 de abril de 2017 a diretoria da FNO foi recebida pelo Ministro da Saúde Ricardo Barros em seu gabinete no Ministério da Saúde em Brasília DF, na presença da Coordenadora Nacional de Saúde Bucal Dra. Livia Maria Coelho.

As demandas da Classe Odontológica foram apresentadas ao Ministro da Saúde Sr. Ricardo Barros, principal ponto discutido foi o piso salarial da Categoria uma unanimidade entre os líderes sindicais presentes na reunião, pois os salários neste imenso País passam por disparidades até irreversíveis infelizmente.





O trabalho dos Sindicatos e da Federação Nacional dos Odontologistas é de certa forma incansável e de longa data, o piso nacional seria solução para muitos desmandos, condições de trabalho nas unidades de saúde Brasil a fora, a Odontologia Hospitalar sem regulamentação, em muitos lugares sem CEO, a falta de compromisso muitas vezes / a falta de investimentos de outro lado, muitos municípios fazendo de conta que tem serviço odontológico, a preocupação dos sindicalistas é constante, a coordenadora Nacional de Saúde Bucal Dra. Livia Maria Coelho esteve presente e ouviu atentamente as reivindicações e de certa forma apoia pontos favoráveis à melhoria dos serviços. Em mais de cinco mil municípios brasileiros aproximadamente mil tem CEO - Centro de especialidade odontológica, muitos deles sem o atendimento de especialisatas, uma das pautas foi o CEO para especialistas nova modalidade proposata pelos representantes Classista, outro ponto foi a flexibilização de horários para o atendimento em horário noturno, sábados, domingos e feriados para que o trabalhador tenha acesso ao serviço na unidade básica de saúde, também foi solicitada o atendimento odontológico obrigatório em todas as UPAs. Desta forma novas frentes de trabalho ficariam abertas, gerando emprego e renda para maoir número de Cirurgiões Dentistas.





O secretário do Ministério Sr. Francisco de Assis Figueiredo foi questionado também sobre a forma de distribuição dos recursos, o presidente Dr. Ricardo perguntou ao secretário: " qual seria a forma mais justa para os Cirurgiões Dentistas receberem os incentivos diretamente do Ministério?"
A resposta " a Gestão é responsabilidade do Município através do prefeito " o Ministro também afirmou que um piso salarial teria muita rejeição do Governo pois o mesmo não pode aumentar despesas ou criar despesas para os municípios.





O presidente do Sicideto também solicitou que a FNO possa participar do GT da Coordenação Nacional de Saúde Bucal. A diretoria da FNO solicitou vaga no CNS - Conselho Nacional de Saúde. A equipe ministerial recebeu as propostas e oficialmente responderá segundo o secretário Francisco.





Estiveram presentes presidentes dos Sindicatos que fazem parte da FNO: do Tocantins, Pernanbuco, Paraíba, Maranhão, além dos Sindicatos de Ribeirão Preto - SP e ABC Paulista, e o representante da CNPL.

" A porta foi aberta para negociarmos nossas demandas, aguardaremos respostas oficiais e continuaremos trabalhando, infelizmente a reunião em um dia ruim para Classe trabalhadora com a votação da reforma trabalhista na Câmara, mas cumprimos nosso compromisso" . Palavras do Presidente Dr Ricardo Camolesi. 


FONTE:SICOM/SICIDETO



















  • PAG - CIRÚRGICO E PLANTÕES EXTRAS PARA CIRURGIÕES - DENTISTAS

  • VALORIZAÇÃO DA ODONTOLOGIA

  • CFO, CRO-TO e SICIDETO se reúnem com deputados em Brasília para o fortalecimento a valorização dos cirurgiões-dentistas