COMISSÃO DE SAÚDE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS
COMISSÃO DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E TURISMO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO TOCANTINS.
Os membros do CES - Conselho Estadual de Saúde, dentre eles Dr. Giancarlo Quagliarello e Dr. Ricardo Camolesi (representantes da Odontologia no CES), juntamente com o seu presidente Mário Benício, estiveram na manhã desta quinta-feira, 14 na Assembleia Legislativa do TO presentes na Comissão de Saúde Meio Ambiente e Turismo; presidida pela Deputada Valderez Castelo Branco tratando da Lei do CES que se encontra naquela Casa de Leis desde 2013. O fato é o seguinte na forma como esta a Lei é inconstitucional pois na composição dos Conselhos, membros dos Poderes Legislativos sõa proibidos de comporem o plenário, devido a já serem orgãos fiscalizadores dos serviços do SUS.
Acontece que no Tocantins anteriormente á 2013 nenhum conselheiros tinha observado tal erro, quando do ocorrido a Lei voltou para a AL pra ser corrigida e até esta na Comissão de Saúde aguardando providências; com a relatoria do Deputado Olyntho Neto que por telefone disse a assessora da Comissão que tomará as devidas providências para resolução do impasse. O fato já trouxe consequências, em uma auditoria do DENASUS a Gestão foi alertada, que ao persistir no erro verbas do SUS poderão ser suspensas.
O presidente do SICIDETO solicitou o uso da palavra, que lhe foi concedida pela presidente da Comissão Deputada Valderez, agradeceu o empenho de todos para a solução do impasse no CES e aproveitando o espaço na Comissão de Saúde, cobrou mais uma vez do Secretário Estadual de Saúde Dr. Marcos Musafir, a Equipe de Odontologia Hospitalar para UTI Pediátrica do Hospital Municipal de Araguaína, pleito que foi realizado oficialmente (oficío nº 95/2017, protocolado 11/09/2017), na SESAU. O presidente do SICIDETO falou do Manifesto entregue a todos Deputados na última terça-feira e reafirmou o pedido de apoio e empenho à todos presentes no sentido da concretização da implantação da Equipe de Cirurgiões Dentistas na UTI do Hospital Municipal de Araguaína, visto que a SESAU é a responsável por ceder os profissionais.
O Secretário Musafir não teve acesso ao oficío do Sindicato que a meses atrás já tratava do assunto, pediu para que fosse reenviado, mas como já havia sido interpelado sobre o tema, falou que analisará.
Os Deputados Elenil e Valderez deram total apoio ao Manifesto assim como a causa, a Deputada Valderez ainda reafirmou apoio a Classe Odontológica no Estado, citando que a Odontologia Hospitalar em Araguaína teve inicío quando era prefeita " Dr. Meneses implantou a Odontologia Hospitalar no município quando era prefeita de Araguaína ". Dr. José Ferreira de Meneses foi Coordenador de Saúde Bucal no município de Araguaína, em 2004 e recebeu o primeiro Prêmio Brasil Sorridente do Brasil na Gestão de Valderez.
" Demos mais um passo no dia de hoje, colocamos mais um tijolo na construção da história da Odontologia tocantinense, o trabalho continua e a persistência será muito importante para alcançarmos eese objetivo; mais uam vez peço a Classe que também divulgue os bons resultados dos nossos trabalhos tanto nos municípios quanto nos Hospitais Estado a fora " Conclui Dr. Ricardo Camolesi.