Notícias

FNO completa 70 anos de luta e história!

Nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro de 2018, a Federação Nacional dos Odontologistas completa 70 anos de luta e de história. Como forma de homenagear essa trajetória, reunimos relatos de fatos que nos trouxeram até ao septuagenário da FNO.

 Nossa História
Em 23 de fevereiro de 1948, os sindicatos de Ceará, Recife, Bahia, Paraná, Juiz de Fora, Niterói, Minas Gerais e Rio de Janeiro fundaram a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO).

Nenhum direito é resultado de geração espontânea, de generosidade patronal, de benesse dos governos. Todos eles são conseqüência da luta dos profissionais que compõem a categoria e só se efetivam sob orientação sindical honesta, persistente e sensata, responsável e compromissada.

A FNO é dos (das) Cirurgião (ã) Dentistas é seu, é nosso!
E nesses 70 anos de história, tem atuado no dia-a-dia da profissão. Propondo políticas publicas de Saúde, negociando com as empresas publicas e privadas, melhores soluções para melhorar a qualidade de trabalho e remuneração da profissão que representa. Este tem sido o Trabalho e atuação.

É uma Federação que não distingue Sindicato associados de não associados na hora de buscar soluções para a coletividade, luta por uma classe, por um ideal. Negocia, denuncia não se intimida diante das pressões por parte de alguns; Tem orgulho de fazer um Sindicalismo ético, comprometido com a ciência e com os profissionais executores dessa ciência.

Nós sempre Cuidamos da profissão e dos Cirurgiões Dentistas e foi assim que no início dos anos 60, a FNO encampou o movimento pela criação dos Conselhos de Odontologia. Como conseqüência, o então Serviço Nacional de Fiscalização de Odontologia (SNFO) encaminhou ao Ministério da Saúde um estudo, a partir do qual a Exposição de Motivos n.º 185, de 31 de agosto de 1960, foi submetida à Presidência da República e encaminhada posteriormente ao Poder Legislativo, por meio da Mensagem n.º 357 de 27 de novembro de 1960. Após tramitação, o projeto foi convertido na Lei n.º 4.324, de 14 de abril de 1964, que cria o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e seus Conselhos Regionais (CROS). Uma grande conquista da FNO.

No texto da lei, há artigos que caracterizam a participação dos Sindicatos dos Odontologistas, que destinaram recursos financeiros provenientes de suas receitas da contribuição sindical para financiar a criação e implantação da estrutura provisória do CFO e dos CROS:

Artigo 25º – Dentro de 30 dias da expedição da presente Lei, a Federação Nacional dos Odontologistas, ouvido o Ministério do Trabalho e Previdência Social, enviará ao Ministério da Saúde, para referendar, uma lista contendo nove nomes para constituírem o Conselho Federal de Odontologia provisório.

Artigo 26º – O poder executivo providenciará a entrega ao Conselho Federal de Odontologia provisório, de 40% da totalidade do imposto sindical pago pelos cirurgiões-dentistas no corrente exercício, a fim de que sejam empregados na instalação do mesmo Conselho e dos Conselhos Regionais.

Após a criação dos Conselhos, a FNO lutou pela regulamentação do exercício profissional da Odontologia, conquistando-a pela promulgação da Lei n.º 5.081, de 24 de agosto de 1966.

Desde sua criação, a FNO desenvolve intenso trabalho para consolidação da profissão de cirurgião-dentista e para o desenvolvimento científico da Odontologia.

A Odontologia não pode se esquecer da importância histórica da FNO na luta pela defesa do cirurgião-dentista e do desenvolvimento científico da profissão.

CNCC(Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos) : Em 1987, preocupada com a falta de regulamentação dos valores dos procedimentos pagos aos cirurgiões-dentistas por serviços credenciados e convênios, a FNO promoveu um fórum de debates durante o VIII Congresso Internacional do Rio de Janeiro. Disso resultou a criação da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos, que foi inicialmente composta por: Jorge Teixeira de Oliveira (RJ), Gregório Abner Cabral (RS), Reinaldo Sanches (RJ), Remo Nuno Pace (BA), Luciano Eloi Santos (MG), Sérgio Oliveira Valentim (ES) e Luiz Roberto Craveiro Campos (DF). Em 18 de março de 1988, a tabela, criada com o objetivo de servir como guia para a categoria, foi lançada oficialmente.
Inclusão no Saúde da Família: Em 25 de outubro de 2000 – Dia Nacional do Cirurgião-Dentista – entidades nacionais (FNO, CFO, ABO, FIO) reuniram-se com o então ministro da Saúde, José Serra, reivindicando a inclusão de equipes de saúde bucal no Programa de Saúde da Família (PSF), criado por seu Ministério. No ano seguinte, a Portaria n.º 1.444 regulamentava a participação das equipes de saúde bucal no PSF que, desde 1991, contava com os agentes comunitários; e desde 1994, com médicos, enfermeiros e auxiliares.
Idealizadora da especialidade da Odontologia do Trabalho, a FNO luta desde 1989 por sua criação. À entidade atuou conscientizando a categoria e participando na aprovação da proposta em cinco fóruns regionais – pré-requisitos para que fosse discutida, e posteriormente aprovada, na 2 º ANEO, realizado pelo CFO em setembro de 2001 em Manaus. A propositura da “ODONTOLOGIA DO TRABALHO É DA FNO e de Autoria da Cirurgiã Dentista Dra Joana Batista Oliveira Lopes, Sugestão 46/2002 o anteprojeto encaminhado à Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal, que procurava inserir o Dentista do Trabalho na equipe multidisciplinar de saúde ocupacional.
A FNO está presente e atua em todas as reivindicações de interesse da categoria odontológica, tanto por iniciativa própria como em conjunto com as demais entidades nacionais.
Participa de vários espaços de fortalecimento da profissão, dentro do Conselho Nacional de Saúde, da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamento.
Participa do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da área de Saúde – FENTAS é um espaço permanente de discussões de temas relevantes com repercussão direta ou indireta na saúde da população brasileira. Dele participam entidades nacionais representativas de trabalhadores da área da saúde, nas diversas formas de organização: Associações, Confederações, Conselhos Profissionais e Federações.
Tem participação ativa nas Conferências Nacional de Saúde sugerindo e propondo políticas publicas de Saúde e em especial de saúde bucal.
Participa da Confederação Nacional das profissões liberais.


“POR TODA ESSA LUTA NOSSAS HOMENAGENS A TODOS EX PRESIDENTES DA FNO, ESSES CIRURGIÕES DENTISTAS GUERREIROS DA ODONTOLOGIA QUE AJUDARAM A CONSTRUIR NOSSA HISTÓRIA”


FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ODONTOLOGISTAS
FUNDADA EM 1948
PRESIDENTES


1948 – 1954 …………. Dr. Roque Poliano Cruz

1954- 1959 …………. Dr. Mário Barroso Filho

1954 – 1961 …………. Dr. Evandro Rabello de Castro

1961 – 1962 …………. Dr. Stênio Soares Ether

1963 – 1965 …………. Dr. Paulo George Esteves Areal

1965 – 1970 …………. Dr. Paulo Frenkel

1970 – 1981 …………. Dr. Joaquim Arsênio Benedicto Ottoni Jr.

1982 ……………………. Dr. Jairo Corrêa

1982 – 1988 …………. Dr. Paulo Monteiro Freitas

1988 ……………………. Dr. Sigismundo Leopoldo de Lima Kerth

1988 – 1996 …………. Dr. Gregório Abener Cabral

1996 – 2014 …………. Dr. Fernando Gueiros



Só há categoria forte com o Sindicato forte e profissional participativo.
Sindicalize-se


SINDICATOS FILIADOS:
Sindicato dos Odontologistas no Estado do Pará, Sindicato dos Odontologistas de Araraquara e Região, Sindicato dos Odontologistas no Estado da Paraíba, Sindicato dos Odontologistas de Ribeirão Preto, Sindicato dos Odontologistas de Pelotas, Sindicato dos Odontologistas de Taubaté e Região Sindicato dos Odontologistas no Estado De Pernambuco, Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Estado do Tocantins, Sindicato dos Odontologistas no Estado de Alagoas, Sindicato dos Odontologistas no Estado do Rio Grande do Sul , Sindicato dos Odontologistas no Estado da Bahia, Sindicato dos Odontologistas de Caxias do Sul, Sindicato dos Odontologistas de Juiz de Fora, Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Estado do Maranhão, Sindicato dos Odontologistas de Niterói, Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região, Sindicato dos Odontologistas da Região de São José do Rio Preto, Sindicato dos Odontologistas da Região do ABC, Sindicato dos Odontologistas de Santos, Sindicato dos Odontologistas no Estado de Santa Catarina, Sindicato dos Odontologistas de Lages e Planalto Serrano de Santa Catarina, Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí – SOEPI, Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul – SIOMS, Sindicato dos Odontologistas do Estado do Paraná.



Só há categoria forte com o Sindicato forte.
Sindicalize-se!
2014 – 2018

2018/2021

Dra. Joana Batista Oliveira Lopes

Cirurgiã Dentista – Presidente da FNO




FONTE: FNO/ SICOM-SICIDETO






  • VALORIZAÇÃO DA ODONTOLOGIA

  • CFO, CRO-TO e SICIDETO se reúnem com deputados em Brasília para o fortalecimento a valorização dos cirurgiões-dentistas

  • SICIDETO PARTICIPA DA POSSE DA DIRETORIA DO CES