PRESIDENTE DO SICIDETO REPRESENTA A FNO NA REUNIÃO DA CISB
Nos dias 14 e 15 de junho no Conselho Nacional de Saúde em Brasília DF o presidente do SICIDETO Dr Ricardo Martinez Camolesi, representando a FNO para da reunião da CISB - Comissão Intersetorial de Saúde Bucal. Na oportunidade foram debatidos e apresentados os seguintes temas:
O relatório da CISB será apresentado na próxima semana, mas o que ficou muito claro nas apresentações da Coordenação Nacional de Saúde Bucal foi que estamos muito aquém do foi a proposta para a saúde bucal nacional, nos últimos dois anos perdemos e muito, a base para um projeto é a valorização de suas ações e o comprometimento com ela, pelo que foi exposto estamos muito longe disso. Com grande esforço mas com uma equipe super reduzida a coordenação nacional de saúde bucal está precária.
Muitos recursos não chegaram aos seus destinos finais, ou seja os usuários e os trabalhadores da saúde ficaram no prejuízo; a demanda por abertura de novos CEOs - CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS e a criação de novos LRPD - LABORATÓRIOS REGIONAIS DE PRÓTESES DENTÁRIAS; foi frustrada nos últimos anos só para se ter uma ideia de 500 CEOs previstos para serem implementados entre 2016 e 2018 menos de 100 se concretizaram, e LRPD menos ainda. O Governo federal após a aprovação da EC 95 mostra para que realmente veio, o inicio do desmonte do SUS.
O representante da FNO apresentou a situação atual da Odontologia Hospitalar, dentro do tema Saúde Bucal na Atenção Terciária, Situação Atual e Perspectivas, a apresentação no seguinte sentido:
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS DE LEIS DA OH-
PLC 34 - "DENTISTAS NA UTI" AGUARDA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO DO SENADO PARA VOLTAR AS COMISSÕES NA CÂMARA DOS DEPUTADOS...
PL 886/15 - "ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA PACIENTE INCONSCIENTE" NAS COMISSÕES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS...
SERVIÇOS DESENVOLVIDOS NA UNIDADES HOSPITALARES, CITANDO COMO EXEMPLO O QUE É REALIZADO NO ESTADO DO TOCANTINS.
1.Oncologia (CIRURGIAS HOSPITARES , LASERTERAPIA, ATENDIMENTO CLÍNICO- todo pac da onco tem laudo do CD para radio e quimio).
2.Cirurgia Bucomaxilofacial (CIRURGIAS DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA, ELETIVAS, ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS).
3.PNE (APAE, CLÍNICA ESCOLA MUNDO AUTISTA - TEA EM NÚMERO DE 200 SÓ EM ARAGUAÍNA)
4.UTI
5.UCI
6.UI
7. PACIENTES FALCÊMICOS, HEMOFÍLICOS E PORTADORES DE DISCRASIAS SANGUÍNEAS.
8. OH CLÍNICA (NEURO, NEFRO, ORTOPEDIA, CARDIO, PEDIATRIA, GESTANTES DE ALTO RISCO, TESTE DA LINGUINHA, 1° CONSULTA DO BEBE, REDE CEGONHA, CANGURU, TRANSLACTAÇÃO, ALCON, ETC
9. CRAFT
10. RECONSTRUÇÃO CRÂNIO FACIAL
11. BOTO (BANCO DE OLHOS DO TO).
**A CONSTITUIÇÃO FEDERAL art 5°[todos são iguais perante a LEI... do direito à vida...]
AS LEIS DO SUS E SEUS PRINCÍPIOS DE UNIVERSIDADE/INTEGRALIDADE/EQUIDADE;
CONTEMPLAM A OH O QUE FALTA SÃO PONTOS FUNDAMENTALISTAS: DE REGULAMENTAÇÃO/NORMATIZAÇÃO/AMPLIAÇÃO/INSTITUCIONALIZAÇÃO/APLICAÇÃO NA PRÁTICA; DEPENDE DE NÓS COBRARMOS E A GESTÃO PROVIDENCIAR**
1***PROPOSTA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E UM FÓRUM DE OH PARA CONSCIENTIZARMOS A POPULAÇÃO E DEPUTADOS...
(Comissão parlamentar do CFO)
2***PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM DEPARTAMENTO DE SAÚDE BUCAL COM TRÊS COORDENAÇÕES BAIXA, MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE.(PROPOSTA DA FNO)
3**PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM SISTEMA NACIONAL INTEGRADO DE TABELA/FATURAMENTO PARA PROCEDIMENTOS DA OH.(dificuldades na série histórica de procedimentos).
CONVIDO A TODOS PARA O
IV FÓRUM NACIONAL DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO TO.
II FÓRUM NACIONAL DE ODONTOLOGIA DO TO.
EM PALMAS NOS DIAS 30 E 31 DE AGOSTO 2018.
A reunião se encerrou com o agendamento dos próximos encontros (22 e 23 de agosto/ 18 e 19 de setembro/ 21 e 22 de novembro) e com o compromisso dos conselheiros na divulgação da XVI CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE a ser realizada em Brasília julho de 2019, e que terá como um dos eixos principais a saúde bucal. A importância da conscientização dos Cirurgiões Dentistas nos municípios e Estados para trabalharem as propostas nas conferências municipais e estaduais para chegarem a Nacional de forma consistente e organizada.
A responsabilidade da elaboração de um documento sobre a aplicação do laser na odontologia ficou por conta do Dr. Ricardo Camolesi, a coordenação nacional de saúde bucal ainda sobre o PMAQ- CEO, disse que a avaliação será no final do mês de agosto, com certificação até dezembro de 2018.
" O trabalho é incansável, vejo que nos Estados estamos dez mil anos luz a frente com a OH, infelizmente! para o ministério somos quase inexistentes, como disse aqui na CISB, pensam que somos meros tampadores de buracos ao passos que estamos salvando vidas diariamente Brasil afora; muita das vezes sem condições alguma, também fiz questão de frisar o trabalho realizado no Tocantins com mais de 170 Cirurgiões Dentistas trabalhando na Odontologia Hospitalar nos 18 hospitais públicos estaduais. Citei com orgulho as doações de equipamentos e insumos realizadas pelo SICIDETO ao longo destes últimos cinco anos, mostrei resultados e cobrei pessoalmente a coordenação nacional de saúde bucal por melhorias para nossa Odontologia." Concluiu Dr. Ricardo Camolesi presidente do SICIDETO