SICIDETO DISCUTINDO A MP 02/2019 COM DEMAIS SINDICATOS
Na manhã desta quarta-feira 6 de fevereiro de 2019 os Sindicatos representantes dos Servidores Públicos do Estado Tocantins reuniram-se para discussão da Medida Provisória 02/2019 publicada em 1º de fevereiro de 2019, pelo governo do estado Tocantins. Após muitas posições contrárias à medida, além de muitas interpretações, dúvidas e incertezas; os Sindicatos receberam a informação da convocação por parte do Governo para fazer a explanação da MP 02.
Em reunião os presidentes decidiram que amanhã às 9h no Palácio Araguaia estarão presentes para a reunião.
Nenhuma medida conjunta será tomada antes da explanação do secretário e governador.
Participaram da reunião, o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe), o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras), Sindicatos dos Enfermeiros no Estado do Tocantins (Seto), o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (Seet), o Sindicato das Empresas de Segurança Privada, de Transporte de Valores, de Cursos de Formação e de Segurança Eletrônica do Estado do Tocantins (Sindesp-TO), o Sindicato dos cirurgiões dentistas do estado do Tocantins (Sicideto), o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), o Sindicato dos Profissionais em Educação Física no Tocantins (Sinpef), Sindicato Dos Médicos do Estado do Tocantins (Simed-to), a Associação dos Militares da Reservas, Reformados da Ativa e seus pensionistas do Tocantins (Asmir), a Associação de Subtenentes e Sargentos Da PM do Tocantins (Asspmeto), Associação dos Oficiais Militares do Estado do Tocantins (Aometo).
Os Sindicatos da Saúde e demais representantes dos servidores públicos estaduais do Tocantins estiveram na reunião, que na oportunidade o presidente do SICIDETO reafirmou o compromisso com a presidente do SIMED, de que o SICIDETO mantém firme a posição assumida desde a publicação da portaria das maldades a 247 em abril de 2018. A readequação da portaria 937 será o caminho, outra portaria com novo número deve vir.
Logo após a reunião os Sindicatos da Saúde foram chamados na Assembleia Legislativa do Tocantins pelo Deputado Estadual Nilton Franco a fim de solucionar o impasse sobre os plantões nos hospitais.
O Secretário Estadual de Saúde esteve presente por alguns minutos, alegando outro compromisso se retirou. Os Deputados ouviram a aclamação dos Sindicatos pela reinstalação da MESA SUS, todos os presentes foram categóricos na afirmação de que somente a mesa de negociações conseguirá "reorganizar a bagunça" pois ela tem força de lei e imediatamente poderá derrubar a Liminar concedida.
O sindicalistas elaboraram documento solicitando apoio dos Deputados para a reativação da MESA DE NEGOCIAÇÕES PERMANENTE DO SUS.
" Infelizmente estamos muito perto do caus total, talvez para a nossa área não chega a tanto pois mantivemos nossos postos de trabalho mesmo na adversidade, mas para enfermagem e para os técnicos, até os médicos estão em situação insustentável, a falta de profissionais é terrível e a população sofre muito com tudo isso; estamos unidos com os médicos para equacionarmos na MESA SUS voltando a normalidade se Deus permitir". Concluiu Dr. Ricardo Camolesi.