Vários presidentes de Sindicatos estiveram presentes na CCJ hoje a tarde após 14h, o SICIDETO marcou presença por saber da dificuldade que os servidores encontrarão daqui pra frente caso a MP 02 passe na Assembleia sem nenhuma modificação; o sacrifício de 30 meses sem progressões em muitos casos tirará a motivação ao trabalho ou até a saúde de muitos.
O Deputado Júnior Geo na abertura dos trabalhos pediu vistas ao projeto da MP 02, situação desconfortável ao presidente Ricardo Ayres que evocou o estatuto, que no caso é omisso quanto ao suplente da comissão poder ou não pedir vistas; enfim a solução seria enviar ao plenário tal questão; mas mesmo assim a matéria foi aprovada com emendas do Dputado Eduardo Siqueira e Deputado Ricardo Ayres passando pra outra comissão. O porém desta MP é que ela vencerá na próxima semana e o Governo tem que ganhar logo eesa parada; motivo que demonstra que a pressão dos Sindicatos esta surtindo efeitos.
Os Deputados Elenil da Penha, presidente da Comissão de Administração, e Nilton Franco, presidente da Comissão de Finanças convocaram uma nova audiência pública para esta quinta-feira, 28, às 10 horas, no Plenário da Casa, para debater a matéria.
Em entrevista ao Portal CP Notícias agora a pouco, o deputado Nilton Franco disse que “a reunião com o governo foi muito proveitosa, ouvimos o governador que foi flexível em sugeri que o prazo de congelamento da MP 02 seja reduzido para 24 meses e agora nós vamos discutir isso com os sindicatos, amanhã vamos realizar mais uma audiência pública para definirmos”, avaliou.
Pela manhã, o governador Mauro Carlesse (PHS), esteve na Assembleia Legislativa para cobrar agilidade dos deputados na aprovação dos projetos. No entanto, se por um lado, o governador pressiona os deputados pela a aprovação das pautas, sindicatos e entidades ligadas aos servidores e a Polícia Civil também têm lotado o plenário da Casa, para cobrar que os parlamentares rejeitem as propostas.
Sem acordo com o Governo até o momento, entidades ligadas aos servidores do Executivo Estadual e da Polícia Civil não descartam a possibilidade de judicializar a causa.
Reunião
Os Deputados Estaduais se reuniram logo cedo na Presidência da Assembleia Legislativa, para negociarem um acordo para votar diversas matérias que atingem os servidores públicos, entre elas, a Medida Provisória nº 2, que congela as progressões dos servidores do governo do Estado. Com o debate acirrado e os deputados exigindo muitas concessões do governo, inclusive a liberação dos contratos para indicação dos apadrinhados, o próprio governador Mauro Carlesse esteve na Casa de Leis, onde o tom da reunião mudou de negociação para um discurso duro.
Parte dos deputados, segundo apurou o Portal CP Notícias, queria aproveitar a dificuldade em aprovar a MP 2 para criar uma balcão de negociação, mas Carlesse não teria sido muito flexível e apertou os seus aliados na Casa de Leis para que garanta a votação o mais rápido possível, de preferência ainda hoje.
Contudo, alguns Deputados Estaduais não ficaram satisfeitos, principalmente em razão do desgaste que a aprovação dessa matéria causaria junto aos servidores públicos. As próximas eleições estão longe, mas ir contra o funcionalismo público não é uma boa medida em momento algum.
O CONVITE É PARA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SERVDORES PÚBLICOS ESTADUAIS