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Pacientes do Hospital Geral de Palmas contam com atendimento clínico odontológico

Cuidar do paciente de maneira integral e assegurar o tratamento adequado a sua condição, foi pensando nisso que a direção do Hospital Geral de Palmas (HGP), decidiu incluir em sua estrutura o serviço de Odontologia Clínica nos cuidados aos pacientes.

De acordo com o odontólogo Rodrigo Martins, que trabalha no HGP há sete anos, mas a cerca de um ano está como responsável pela Odontologia Clínica da unidade, é necessário desmistificar a função desse serviço. “O atendimento em si não é complexo, mas o quadro clínico do paciente é. São pacientes que estão dentro do HGP, internados por diversos motivos e acometidos diversas vezes por alguma comorbidade”, apontou. Rodrigo lembrou ainda que a parceria com a inciativa privada e fundações foram fundamentais para que o serviço pudesse ser instalado.

Somente neste ano o departamento realizou mais de 430 atendimentos. “São quatro dentistas trabalhando em regime de escala. Uma das frentes de trabalho atende a nefrologia, são pacientes que também precisam muito desse atendimento. Às vezes precisam se submeter a um transplante, mas se não estiverem com uma condição bucal adequada não conseguem realizar o procedimento”, disse.



Os pacientes da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), também são beneficiados com atendimento odontológico. “No começo do ano nós abrimos outra frente de trabalho, cuidando também da UCI, todos os dias passamos pra ver esses pacientes que tem um estado de trabalho mais delicado”, contou Rodrigo.



Segundo o coordenador de enfermagem da Unidade de Cuidados Intermediários, Allan Alves da Silva, o serviço já era oferecido na UCI, mas de forma fracionada já que os profissionais da odontologia eram restritos. “A odontologia é realmente uma parceira aqui na UCI, eles vem todos os dias, avaliam os pacientes, temos uma prescrição deles no prontuário do paciente, onde a equipe técnica avalia lesões e reforça a avaliação deles. A grosso modo, tem pacientes com condições de higiene bucal satisfatória nos quais o procedimento é realizado duas vezes por dia, alguns pacientes que tem uma condição menos satisfatória, recebem inspeção da cavidade oral três vezes por dia e aqueles que tem uma condição mais grave, tem procedimento realizado até quatro vezes ao dia”, ponderou.



"O Governo do Estado do Tocantins aos poucos vem dando publicidade e o devido valor ao atendimento odontológico hospitalar, devemos lembrar que nós do SICIDETO em momento algum medimos esforços para que isso acontecesse, em outubro passado doamos uma consultório odontológico para o HGP, este mês doaremos um equipo adaptado para o centro cirúrgico do Hospital Regional de Miracema, e também um fotopolimerizador para o HIPP- Hospital Infantil Público de Palmas, para nós é questão de honra ver a Odontologia dando bons frutos e notícias positivas para nosso Tocantins; reafirmo a necessidade de preservarmos um Sindicato forte e unido em prol do Cirurgiões Dentistas". Concluiu Dr. Ricardo Camolesi PRESIDENTE DO SICIDETO.







FONTE: SESAU / SICOM - SICIDETO





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