Notícias

DIA MUNDIAL , TEA MERECE ATENÇÃO




Nesta terça, 2, há ações no Centro Especializado de Reabilitação III de Palmas e em escolas Municipais, para lembrar a sociedade a importânia de debater sobre o autismo e esclarecer dúvidas sobre o assunto, nesta terça-feira,2, órgãos públicos realizam programções voltadas para a concientização. Caracterizado principalmente pela dificuldade na interação social o transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição geral para o grupo de desordens complexas do desenvolvimento  do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento.

Para discutir o assunto, o Centro Especializado de Reabilitação III de Palmas (CER) realiza uma roda de conversa da s8 às 14h. O centro é localizado próximo ao Hospital Geral de Palmas (HGP). O órgão acompanha 42 aitistas, que são acompanhados com terapias individualizadas, em grupo ou co-terapias desenvolvidas pela equipe multiprofissional de rede estadual, tanto para as crianças  quanto para os pais.

ESCOLAS E CRAS


Escolas e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) também realizam ações voltadas para a data. A escola Municipal Darcy Ribeiro, na quadra Arse 91, promove desde às 8h a paletra " Autismo: conheça e abrace essa causa" ministrada pela coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal Educação SEMED, professora Monique Wermuth Figueras, dentre outras atividades.

A Escola de Tempo Integral Olga Benário, quadra Arso 61, a partir das 9h, realiza apresentações culturais, paletras, roda de conversa e mostra de filmes sobre a concientização do autismo.

Segundo a Semed, nos dias 3, 4 e 5, sempre às 8h30, os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os alunos da Escola de Tempo Integral Duque de Caxias - Caroline Campelo e a comunidade da região devem participar das atividades desenvolvidas.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Em Araguaína existe a Clínica Escola Mundo Autista, com mais de 200 alunos cadastrados, o tratamento odontológico é realizado na escola, com uma parceria com o HRA - Hospital Regional de Araguaína, que referencia os pacientes que não colaboram para o tratamento odontológico em centro cirúrgico; trabalho gratificante realizado pelos profissionais CIRURGIÕES DENTISTAS do HRA




FONTE:JORNAL DO TOCANTINS / SICOM - SICIDETO






  • CFO, CRO-TO e SICIDETO se reúnem com deputados em Brasília para o fortalecimento a valorização dos cirurgiões-dentistas

  • SICIDETO PARTICIPA DA POSSE DA DIRETORIA DO CES

  • SICIDETO E CRO-TO SE REÚNEM COM VISA MUNICIPAL DE PALMAS