O Plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira, dia 24 de abril, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 34/2013, que torna obrigatória a prestação de assistência
odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar, aos portadores de doenças crônicas e aos pacientes em regime de atendimento ou de internação domiciliar. A vitória é resultado da maior mobilização na história da Odontologia no Senado, realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia de todo o Brasil. O PLC agora segue para sanção presidencial.
Parabéns a todas e todos que lutaram por vários anos em pról da OH, valeu a pena agora o trabalho é pela sanção presidencial, o empenho e a vigilância continuam.
A vitória da Odontologia nacional aconteceu após intensa articulação do Sistema Conselhos que protocolou o pedido de apoio nos gabinetes junto aos senadores de todos os estados. A mobilização do CFO e CROs seguiu alinhada para demonstrar que a odontologia hospitalar reivindicada por meio do Projeto, pode reduzir tempo de internação, riscos de infecção e gastos hospitalares. Além de permitir o diagnóstico precoce de doenças graves e a melhoria na qualidade de vida do paciente. A redação contempla, também, diminuição de gastos com antibiótico e terapia de alto custo. Os benefícios somam, ainda, à rotatividade e disponibilidade de leitos.
Dr. Ricardo Camolesi parbeniza o presidente Dr. Juliano do Vale pela dedicação colocada na aprovação da matéria no Senado Federal, sem esse trabalho incansável do CFO com certeza não estariamos comemorando neste momento, lembrando também a luta pela aprovação da OH vem de longa data, ainda na Câmara dos Deputados no ano 2013, ao lado do Deputado Grilo o atual presidente do SICIDETO, que na época como Cirurgião Dentista esteve no Congresso Nacional lutando com demais Colegas pela aprovação do PL 2776/2008 agora PLC 34/2013 aprovado.
FOTO: Câmara dos Deputados, Plenário das Comissões em 2013.