Notícias

SICIDETO SE REUNE NA SEMUS



Nesta sexta, 16 de outubro a Diretora do SICIDETO representada pelo presidente Dr. Ricardo Camolesi e o Secretário Dr. Giancarlo Quagliarello, esteve reunida na SEMUS com a Secretária Municipal de Saúde de Palmas Valéria Paranaguá e a Coordenadora Municipal de Saúde Bucal Dra. Christine Moura Maia, algumas pautas que já fazem parte das demandas apresentadas pelo SICIDETO à um bom tempo, tais como: Insalubridade dos servidores cedidos, Incentivo para os CIRURGIÕES-DENTISTAS da UPA, PMAQ, Equiparação, Promoções e Progressões, além da volta ao trabalho em tempos de Pandemia foram discutidas.

Dr. Ricardo pontuou a falta de isonomia entre os servidores públicos trabalhadores das UPAs no município, "enquanto todas as categorias recebem gratificação pelo trabalho, os únicos injustiçados são os CIRURGIÕES-DENTISTAS que não são contemplados, já viemos várias vezes aqui pedir nosso direito à gratificação, os CIRURGIÕES-DENTISTAS nas UPAs estão nos mesmos ambientes de trabalho, nas mesmas condições e são injustiçados pois não são contemplados neste quesito; até o ano passado ficou acertado este pagamento, mas não obtive respostas quanto ao não cumprimento do combinado" disse Camolesi. A Secretária pediu para que a Coordenadora apure este fato e que oficialmente responda ao Sindicato, também foi solicitado o porquê do não pagamento de Insalubridade aos servidores cedidos pelo Estado, visto que o convênio de cessão é muito claro neste sentido, todo ônus menos os salários são por inteira responsabilidade do ente que recebe o servidor. "Iremos verificar também esta situação para oficialmente darmos as respostas" completou a Secretária Municipal.





Quanto ao PMAQ, Dr. Giancarlo questionou que alguns Colegas não receberam os pagamentos e que acha injusto desta forma. A Secretária explicou: "o Decreto que autoriza os pagamentos foi regulamentado de acordo com alguns tópicos de avaliação, como por exemplo o servidor que tirar licença de quinze dias, não terá direito ao pagamento, lembrando ainda que a primeira e segunda parcelas já foram pagas e que no salário de novembro cai a terceira".

Quanto a Equiparação tão aguardada foi colocado que existem planos para fazer os pagamentos segundo os Gestores, mas ainda não se firmou data para o cumprimento desta promessa. "Quanto as Promoções e Progressões estão sendo pagas de acordo com o cronograma previsto" afirmou Valéria, e Dr. Giancarlo confirmou que realmente estão em dia.

Nosso presidente ainda solicitou empenho para que a Equiparação seja cumprida, "foram muitas reuniões, muito tempo dedicado, não podemos deixar perdido, é um direito do servidor de nível superior que está 27% defasado do quadro geral no município, uma injustiça!" reiterou Camolesi.

Tanto a Coordenadora, quanto a Secretária Municipal pediram ideias para a volta aos atendimentos eletivos nos postos de saúde e no CEO, Dr. Ricardo comentou que esteve reunido com a Coordenadora Geral de Saúde Bucal e Equipe, no Conselho Federal de Odontologia e que um Guia de atendimento amplo será lançado pelo Ministério da Saúde nas próximas semanas, com a certificação do CFO, elencando pontos primordiais para retomada dos serviços odontológicos e um dos pontos principais é a biossegurança, outro o tempo de atendimento ampliado, com otimização e tratamento concluído mais rápido, ainda cotemplando a preocupação de intervalos maiores para higienização dos ambientes entre um paciente e outro; tudo muito bem elaborado. 

A Coordenadora acredita que com o Guia ficará mais fácil orientar todos CIRURGIÕES-DENTISTAS para voltarem as atividades, pois no momento com atendimentos urgências e emergências alguns desencontros tem ocorrido, "as normas de atendimentos estão seguindo os protocolos de urgências nas unidades, uma demanda reprimida foi criada devido a Pandemia" Segundo Dra. Christine.

A reunião se encerrou com agradecimento por parte da Diretoria na certeza das soluções dos problemas encontrados e demandados pelos filiados do SICIDETO.

FONTE: SICOM - SICIDETO.



  • Lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados conta com a presença do CFO, CROs e deputado Carlos Gaguim

  • MOBILIZAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS

  • Solenidade Oficial comemora os 60 anos do Conselho Federal de Odontologia