Notícias

REUNIÃO DO GT DA OH NA SES




 Na reunião realizada a convite da Diretoria Gestão do Trabalho da SES-TO  - Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, para criação do Grupo de Trabalho - GT, para a discussão da OH - TO, estiveram presentes além dos representantes da Gestão, os Cirurgiões-dentistas convidados, representantes:
SICIDETO: Dr. Ricardo Camolesi,
ABO-TO: Dra. Ana Paula Mundim,
CRO-TO: Dr. Frederico Eugênio e Dra. Fernanda Villibor e
ABRAOH-TO: Dra. Maria das Medalhas.

 "A atitude de convidar as entidades para o GT da OH é uma forma de aprendizado que soma muito, tanto pela parte dos Cirurgiões-dentistas, quanto da SES, penso que ninguém sabe tudo e sempre é tempo de aprender" Colocou Camolesi.





   Ao final da reunião ainda na saída da SES os representantes no GT da OH fizeram um balanço dizendo que a reunião foi bastante produtiva, foram discutidos sistematicamente tudo aquilo que interessava, item a item, na ordem pré estabelecida.
📍 1) Formação e nomeação de membros para criação do GT, de acordo com convite realizado, todas as Entidades da Odontologia Estadual apresentaram seus representantes de forma acordada com as regras paritárias para um GT.

📍 2) Apresentação do Manual de OH, ficou a cargo da Dra. Ana Paula Mundim fazer a explanação do manual de odontologia hospitalar do Tocantins, a equipe da Gestão recebeu um exemplar cada um e de maneira informal e técnica muito foi discutido, dúvidas sanadas.


   CLÍQUE AQUI E VEJA O MANUAL DA OH - TO:


📍 3) Dra. Ana Paula apresentou de forma geral os serviços realizados nos hospitais em todo Estado, dando um foco ao trabalho realizado no HGP pela Equipe de PcD composta por ela, Dra Fernanda além da Dra. Simone A. Parente, que realizam um belo trabalho na OH atendendo aos pacientes com deficiência referenciados para a Capital.
 
📍 4) Necessidade de relacionar os itens elencados no SIGTAP - Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS com o porte de cada Unidade Hospitar e um trabalho conjunto com o setor de faturamento, para criação de uma série histórica da OH.

Foi bem frisado pelo presidente do SICIDETO "a luta pela ampliação da tabela pelo menos para ser criada uma série histórica é antiga, realizamos em Palmas um Fórum de Odontologia Hospitalar em que trouxemos do Ministério da Saúde o corpo técnico para discussão da tabela e o faturamento com nosso pessoal e convidados dos Hospitais, fora tudo isso pessoalmente já estive várias vezes no MS em busca de soluções, tenho esperanças" disse Dr. Ricardo Camolesi.
 
📍 5) Importância de organizar o serviço via SISREG - Sistema de Regulação, como a OH tem se desenvolvido muito ao longo dos últimos anos e a demanda só aumenta, é mais do que necessário uma regulação séria e responsavél para evitar privilégios na fila do SUS, esta fala foi unânime aos presentes do GT.
  
 O Presidente da Comissão da OH do CRO-TO e membro da Comissão Nacional de OH no CFO comentou sobre o GT: "essa reunião foi de suma importância no processo de se tornar a OH institucionalizada como saúde pública em nosso Estado. O SUS trabalha com processos de demanda e atuação dos dentistas que trabalham nos hospitais têm demonstrado que essa demanda existe e tem sido atendida. Com a abertura da SES para esse grupo de trabalho, conseguiremos organizar e fortalecer esse importante serviço"completou Dr. Frederico Eugênio.
   
   SICIDETO TRABALHANDO

 FONTE: SICOM - SICIDETO



  • Lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados conta com a presença do CFO, CROs e deputado Carlos Gaguim

  • MOBILIZAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS

  • Solenidade Oficial comemora os 60 anos do Conselho Federal de Odontologia