Notícias

Julho Verde: Sistema CFO/CROs fortalece a 5ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço



Neste mês de Julho, o Sistema Conselhos de Odontologia fortalece a 5ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê” – Julho Verde. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e da atenção aos primeiros sintomas da doença para diagnóstico precoce. A campanha é realizada pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Com a pandemia de covid-19, os esforços nesta edição estão voltados aos pacientes de câncer de laringe traqueostomizados, que se comunicam por meio da traqueia. Esses pacientes são naturalmente mais vulneráveis ao vírus, sem qualquer proteção que impeça a contaminação direta no pulmão pelo coronavírus. Com isso, a 5ª edição obtiva, também, evitar o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometam funções vitais dos pacientes como: fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano. Essa denominação caracteriza tumores que se originam em regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais.

Neste ano, a programação da campanha acontece 100% em ambiente virtual, com abertura oficial hoje, às 19h, com live no YouTube da ACBG Brasil “Câncer de Cabeça e Pescoço – Qual é a realidade?” (CLIQUE AQUI). Durante todo o mês de julho, o conteúdo informativo será exibido nas redes sociais, com palestras online às quintas-feiras, sempre às 19h. E no dia 27 de julho, Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, com palestra especial às 19h. Para participar da campanha, ACESSE AQUI.

De acordo com o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a campanha enfatiza o importante momento de união dos profissionais de Odontologia e da sociedade na conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço. “O autocuidado e a atenção aos primeiros sinais são fundamentais para o diagnostico precoce, possibilitando assim, a ampliação das taxas de cura com menos sequelas”, destacou.

Sobre a Campanha
A Campanha Julho Verde ocorre de 1° a 31 de julho, sendo o dia 27, o Dia “D” da prevenção Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço. A ACBG Brasil trabalha para que, em 2021, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço alcance todos os estados do Brasil, abordando a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de qualidade à comunidade.

CLIQUE AQUI e conheça a campanha.




FONTE: CFO /  SICOM - SICIDETO
  • Sindicatos e suas conquistas históricas: CONHEÇA AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DOS SINDICATOS

  • PROCESSO ELEITORAL REALIZADO

  • ELEIÇÕES SICIDETO