Notícias

Sindicatos pedem e secretário de Saúde autoriza reativação da Mesa de Negociação do SUS



Secretário Afonso Piva recebeu sindicalistas nesta quinta-feira e concordou com o pedido para reativar colegiado extinto pelo antecessor em julho de 2019.
Representantes de diversos sindicatos dos trabalhadores da saúde e o secretário estadual de saúde, Afonso Piva, discutiram nesta quinta-feira, 25, a reativação da Mesa Estadual De Negociação Permanente do SUS, extinta na gestão de Edgar Tolini, através da Portaria de n° 405/2019/SES/GASET, de 17 de julho de 2019.

Piva autorizou os procedimentos para reativar o colegiado. “O que os representantes querem é diálogo com a gestão e isto nós também queremos, então, independente das razões pelas quais a mesa foi extinta, agora vamos reativar o colegiaddo", afirma o secretário, por telefone.

Participaram da audiência representante dos sindicatos dos Médicos (SIMED), dos Enfermeiros (SETO), dos Profissionais da Enfermagem (SEET), dos Cirurgiões Dentistas (SICIDETO), dos Farmacêuticos (SINDIFATO) e dos Trabalhadores em Saúde (SINTRAS).

"É uma questão de democracia, a Mesa SUS é onde tem o diálogo da gestão com os servidores, porque os sindicatos representam os servidores e possibilita dialogar e construir soluções para os conflitos que surgem em qualquer situação de trabalho na saúde", avalia Janice Painkow, secretária de Finanças do Simed.
De acordo com os sindicalistas o próximo passo é a Secretaria Estadual da Saúde (SES) preparar o ato de reativação para publicação, o que permitirá a indicação dos membros e início das reuniões deliberativas.

A Mesa SUS no Tocantins durou dez anos, entre a sua criação, pela portaria 122 de 19 de janeiro de 2009, até ser extinta em 17 de julho de 2019, sob muita reclamação das entidades classistas. À época, Luiz Tolini justificou a medida com o Decreto presidencial de n° 9.759, de 11 de abril daquele ano,  que fechou vários colegiados da administração pública federal.

O colegiado é paritáruio e permanente com nomes do governo estadual, prestadores de serviços e trabalhadores da Saúde que discutem e apontam saídas para problemas que passam por alimentação, repouso, carga horária entre outras condições de trabalho no sistema de saúde pública.

O tema que esta gerando grandes transtornos para os servidores da saúde e foi discutido entre os presidentes dos Sindicatos anteriormente a reunião com Secretário é a mudança do grau de insalubridade de forma aleatória e não republicana aos olhos de todos; um único médico do trabalho avalia a documentação que esta causando muita insatisfação e vem penalizando os trabalhadores, todos foram unânimes, providências serão tomadas. Com certeza será o primeiro item de pauta na reativação da Mesa SUS.

“Acredito que a Mesa SUS por ser um espaço democrático de discussões e debates só virá para engrandecer nosso trabalho, o secretário na reunião ainda nos disse; não conseguiremos resolver tudo, tenho certeza mas também tenho fé de que com este espaço diminuiremos os problemas” conclui Dr. Ricardo Camolesi - Presidente.

  FONTE: JORNAL DO TO / SICOM - SICIDETO.


  • ABO-TO 30 ANOS

  • Dra. Ângela Silva, secretária da mulher visita SICIDETO

  • RESUMO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA.