O secretário estadual de saúde Afonso Piva na tarde desta segunda-feira 13 de março, recebeu na sede da Secretaria o grupo de cirurgiões-dentistas representados pelo presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins Dr. Ricardo Camolesi, para reunião afim de tratarem sobre as 40h JÁ!
A Política Estadual de Saúde bucal voltada para odontologia hospitalar está sendo elaborada pela equipe técnica da secretaria estadual de saúde, na ocasião o secretário Afonso Piva solicitou agilidade para que essa equipe técnica conclua os trabalhos no prazo mais curto possível, com parte da equipe presente, o prazo ficou fixado em 90 dias.
Robson Silva membro da equipe técnica ainda sugeriu que o Estado fizesse uma capacitação na área da bucomaxilo, para que fossem supridas as demandas existente, podendo assim ampliar a carga-horária de alguns Cirurgiões-dentistas para o cargo nas unidades que necessitassem.
Piva argumenta que sem o estudo e o levantamento feito pela equipe técnica não poderia tomar qualquer decisão; citou exemplos de injustiças cometidas a tempos atrás e disse que faria diferente, procurando não envolver a política nas questões das 40h, mesmo já tendo sido pressionado, não tomou atitude alguma, em respeito ao grupo.
“Fui procurado por deputados e solicitado a dar as 40h para um determinado servidor, mas não o fiz em respeito a vocês e ao nosso combinado com o SICIDETO” disse Afonso Piva.
O concurso que ocorrerá em breve também não tem vagas para Cirurgiões-Dentistas, tese que reforça e aumenta as expectativas sobre as publicações de 40h, o Secretário ainda falou sobre a devolução de servidores Cirurgiões-Dentistas da secretaria de segurança pública, IML ao Hospital Regional de Gurupi, aumentando em grande número segundo ele o quantitativo naquela unidade hospitalar.
Dr Ricardo rebateu dizendo: “existe uma perseguição aos Cirurgiões-dentistas por parte de um dos servidores que exerce cargo naquela secretaria e que de uma certa forma impede que a odontologia legal possa se desenvolver no Estado, mesmo com servidores cedidos da saúde para a segurança pública, uma pena.”
Ainda foi cobrado por parte do SICIDETO a adequação do grau de insalubridade dos Cirurgiões-Dentistas que estão nos mesmos ambientes de trabalho, o secretário respondeu dizendo que não ocorre só com Cirurgiões-Dentistas e estão estudando as mudanças.
A reunião terminou com o compromisso de que em 90 dias será apresentada a política estadual de saúde bucal voltada para OH, e seus desdobramentos.
"Importe reunião para nossa categoria principalmente se falando em política estadual de saúde bucal, a luta pelas 40h continua, demos mais um passo ao encontro da tão esperada isônomia da carga-horária" Completou Camolesi.