Notícias

Momento histórico para Odontologia tocantinense.




Nesta quarta-feira 5 de abril de abril de 2017, na sala de reuniões do gabinete do Secretário Estadual de Saúde Dr. Marcos Musafir os presidentes das Entidades Estaduais e Nacionais de Odontologia entregaram as mãos do Secretário o PROJETO INSTITUIÇÃO DA COORDENAÇÃO ESTADUAL DE SAÚDE BUCAL, que propõe organizar a rede de atenção à saúde bucal no Estado do Tocantins, com objetivo de fortalecer a atenção primária e média e alta complexidade.

Projeto baseado em dados da Sesau que mostram a falta de uma política estadual de saúde bucal, insuficiência de equipamentos, materiais e insumos entre outros pontos a serem trabalhados. A rede hospitalar com 18 hospitais em 17 unidades existem Cirurgiões Dentistas servidores públicos estaduais trabalhando.







A Odontologia Hospitalar, Oncologia, CRAFT, BOTO, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilifacial, são locais e áreas de trabalho dos Cirurgiões Dentistas na rede pública estadual nas unidades hospitalares, nos CEOs, UPAs e na atenção básica são outros locais em Cirurgiões Dentistas do Estado são lotados, completando a rede de atenção à saúde bucal no Tocantins.





Espera-se que, com a instituição da coordenação de Saúde Bucal, propicie a organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal do Estado do Tocantins, considerando o que é preconizado no Decreto 7508 de 28 de julho de 2011, que recomenda estruturar as regiões de saúde, devendo estas, estarem preparadas para cobrir as necessidades dos usuários com serviços de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade. Almeja-se, investimento por meio de Emendas Parlamentares e/ou Criação de Consórcios Intermunicipais para a Implantação de mais Centros de Especialidades Odontológicas - CEOs visando assistência a 49 municípios que se encontram descobertos deste tipo de serviço. Enfatizamos a necessidade da Formulação de uma Política Estadual de Saúde Bucal com definição das competências de cada ponto de atenção, objetivando diminuir os encaminhamentos desnecessários e a superlotação em hospitais estaduais trazendo com isto benefício aos gestores municipais e à população tocantinense.

  PROPOSTAS PARA ENFRENTAMENTO, segundo o projeto apresentado:

❖ Formular uma Política Estadual de Saúde Bucal;
❖ Realizar em parceria com a DAP atividades com os profissionais cirurgiões-dentistas das equipes para melhor desenvolvimento das atividades de promoção e prevenção impactando positivamente para o aumento do indicador “Média Anual de Escovação Dental Supervisionada”;
❖ Realizar em parceria com a DAP e DAE atividades com as ESB e CEOs de rastreamento do Câncer Bucal no território segundo grupos de risco;
❖ Realizar dimensionamento dos serviços de saúde bucal dos hospitais estaduais com padronização de quantidade de cirurgiões-dentistas por serviços existentes;
❖ Negociar o remanejamento de profissionais cirurgiões-dentistas dos hospitais com superávit para municípios que precisam de cadastrar profissionais para as Equipes de Saúde Bucal Modalidade 1 ou Modalidade 2 e que não possuem profissional.
❖ Sensibilizar os gestores municipais para equipararem o quantitativo de Equipes de Saúde Bucal conforme o número de Equipes de Saúde da Família.
❖ Estimular e apoiar a criação de mais Centros de Especialidades Odontológicas - CEO com aproveitamento de profissionais da rede estadual dos estabelecimentos com superávit e de acordo com as especialidades que possuem para os quarenta e nove municípios que estão sem referência.
❖ Instituir um serviço de emergência odontológica 24 horas para cada região de Saúde.


 


As indicações para Coordenação Estadual de Saúde Bucal foram as seguintes: 
Dr. Osmar Pegoraro - coordenador geral
Dra. Mirelly Khristiane de Azevedo Baldon - coordenadora da atenção básica.
Dra. Andreza Correia da Silveira - coordenadora da média e alta complexidade.

O Secretário Musafir convidou as Entidades para participarem nos dias 26 e 27 de maio em Palmas do Congresso Científico da Sesau, espaço aberto para apresentação dos trabalhos realizados pelos Cirurgiões Dentistas servidores públicos estaduais. As Entidades aceitaram o convite para participarem conjuntamente com um espaço para a Odontologia no Congresso.

" Um trabalho de equipe das Entidades, muito louvável realizado em um dia realmente histórico pra nós, e todos nós estamos cientes que estamos cumprindo com nossas responsabilidades perante os Cirurgiões Dentistas servidores públicos estaduais do Tocantins". Contempla Dr. Ricardo Camolesi presidente do Sicideto.



FONTE:SICOM-SICIDETO








  • PAG - CIRÚRGICO E PLANTÕES EXTRAS PARA CIRURGIÕES - DENTISTAS

  • VALORIZAÇÃO DA ODONTOLOGIA

  • CFO, CRO-TO e SICIDETO se reúnem com deputados em Brasília para o fortalecimento a valorização dos cirurgiões-dentistas