Notícias

SICIDETO PARTICIPARÁ DO GT DA OH




Nesta quinta-feira, 6 de julho 2017 o GT ( grupo de trabalho) da OH ( Odontologia Hospitalar ) do Ministério da Saúde organizado pela Coordenação Nacional de Saúde Bucal, no auditório da Fiocruz em Brasília esteve reunido desde a manhã até o final da tarde, para a discussão de um projeto viável para OH, colocando os Cirurgiões Dentistas em um outro patamar no Brasil Sorridente. Um pequeno grupo formado inicialmente pela Coordenadora Nacional de Saúde Bucal Dra. Lívia Maria e demais técnicas do MS como a Dra. Sandra Cartaxo e alguns Cirurgiões Dentistas convidados deram o ponta-pé para um macro projeto que discutirá desde as diretrizes da política Nacional de Saúde Bucal, passando pela normatização da OH e chegando até a residência em OH.





O GT criado hoje marca a história da Odontologia Hospitalar, pois Cirurgiões Dentistas inseridos no dia-a-dia dos Hospitais Brasil afora participarão da elaboração; todos com o mesmo ideal, o fortalecimento da Odontologia Hospitalar brasileira. A proposta é que em seis meses a apresentação do piloto de três hospitais públicos federais, e na sequência virão hospitais públicos estaduais, como o HGP que já foi escolhido pra fazer parte deste piloto, por último alguns hospitais públicos municipais.

O GT terá 6 (seis) meses para apresentação da primeira etapa, culminando no CIOSP/2018 a reunião para entrega dos resultados iniciais. O presidente do SICIDETO Dr. Ricardo Martinez Camolesi a convite da Coordenadora Nacional de Saúde Bucal Dra Lívia Maria, participou da reunião e foi integrado ao grupo, motivo pelo qual o Tocantins pode se orgulhar, pois na reunião o representante tocantinense fez questão de frisar a importância da OH para Estado " nosso Tocantins não é referência nacional por acaso dos 19 hospitais existentes, 18 tem equipes de OH, somos respeitados e prestamos um serviço de qualidade para nossos usuários do SUS, além de salvarmos vidas, temos números positivos para prestamos contas aos nossos gestores".





Ao final do encontro que também contou com a presença de duas Cirurgiãs Dentistas do Tocantins Dra. Maria das Medalhas (H.M.D.R.) e Dra. Ada Maria (Hospital de Augustinópolis) os participantes fizeram comentários sobre a atitude positiva da Coordenação; o presidente Dr. Ricardo agradeceu o convite e finalizou sua participação dizendo: "que esse GT da OH, seja uma política de Estado não de Governo, e que independentemente da situação política do país a Odontologia é maior e merece ser tratada como tal, portanto o GT da OH veio pra ficar e cumprir seu papel".

Os representantes do TO farão parte da Diretoria Clínica do GT, contribuindo na elaboração de pops, rotinas, elencando pontos para ações no GT dentro de cada realidade.





A Coordenadora Nacional disse ainda: " Odontologia Hospitalar engloba todos os serviços realizados por Cirurgiões Dentistas em ambientes hospitalares, desde a Oncologia, Buco, PNE e etc, lutarei enquanto estiver a frente do serviço para que o projeto se realize". Palavras da Dra. Lívia Maria. 


FONTE:SICOM-SICIDETO












  • VALORIZAÇÃO DA ODONTOLOGIA

  • CFO, CRO-TO e SICIDETO se reúnem com deputados em Brasília para o fortalecimento a valorização dos cirurgiões-dentistas

  • SICIDETO PARTICIPA DA POSSE DA DIRETORIA DO CES