Vitória para a Odontologia Paranaense, CBHPO agora é lei.
Com iniciativa do SOEPAR - Sindicato dos Odontologistas no Estado do Paraná e apoio do CRO-PR - Conselho Regional de Odontologia e ABO - Associação Brasileira de Odontologia, o PL 567/2017 de autoria dos deputados Felipe Francischini e Ney Leprevost é aprovado em duas instâncias pela grande maioria dos deputados, passou pela CCJ e foi para a sansão do governador Beto Richa no início de janeiro de 2018.
Este Projeto de Lei é um marco na Odontologia Brasileira, estabelecendo a CBHPO como referência para os pagamentos nos procedimentos realizados via Operadoras de Planos Odontológicos nos procedimentos realizados.
Para quem não conhece a CBHPO, ela é a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos, uma classificação criada pela CNCC e assessorada pela FIPE. Esta classificação é um parâmetro referencial seguro para os Cirurgiões-Dentistas e para toda sociedade, uma vez que a devida aplicação dela garantirá qualidade nos tratamentos para os usuários e dignidade para o Profissional.
Esta é uma grande vitória para esta classe tão importante para a saúde das pessoas, mas tão mal valorizada pelas operadoras de planos odontológicos e exploradas por algumas prefeituras que pagam menos que o mínimo garantido por lei.
A Odontologia Paranaense faz escola para o resto do país e tentará levar esta briga a nível nacional. Aproveitamos o momento para chamar todas as entidades de classe estaduais e nacional para que se unam neste novo desafio, pois como foi dito no início desta matéria, a união das classes faz a diferença.