A reunião ocorreu na tarde de ontem, 4 no Ministério da Saúde na sala da presidência do CONASEMS com o presidente Sr. Mauro Junqueira, que recebeu ofícialmente a presidenta, secretário e diretor da FNO e o presidente da FIO. Dra. Joana explanou resumidamente o que os Cirurgiões Dentistas brasileiros vem passando ao longo destes últimos anos, falta de condições de trabalho, salário ínfimo sem direito à insalubridade e adicional noturno, coordenações de saúde bucal que não promovem a Odontologia, pois muitos municípios e estados sequer existem e quando existem servem aos gestores, muitos municípios sem equipes de saúde bucal e sem o CEO.
Os representantes da Odontologia foram unânimes em dizer precisamos melhorar, o presidente do CONASEMS também concordou, acrescentando que é preciso muito planejamento para ações conjuntas das FEDERAÇÕES, SINDICATOS, CONASEMS, CONAS, marcando presença no Congresso Nacional; disse ainda que acha que este ano devido as dificuldades o trabalho a se fazer é planejamento e projetos para o novo presidente.
"Em análise para os Cirurgiões Dentistas pontuaremos as prioridades, mas o foco maior é a manutenção e melhorias para o SUS; devido ao grande número de usuários mais cento e cinquenta milhões de brasileiros que dependem dos serviços públicos, e o fato é que mais de quatro mil municípios estão desasistidos de uma odontologia especilizada, fora a atenção básica precária, nosso objetivo como entidade classista é trabalhar por dias melhores". Conclui Dr. Ricardo Camolesi presidente do SICIDETO e Diretor da FNO.