Em reunião por videoconferência, realizada na tarde desta terça-feira, 28, entre Governo do Estado, Poderes Legislativo e Judiciário, e também Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Publica, ficou deliberado que a contribuição para o Regime Próprio da Previdência Social dos servidores Públicos do Estado do Tocantins será de 14%.
A Medida Provisória trará a alíquota única de 11% para 14%, atendendo o que determina a Emenda Constitucional nº 103/2019, que determinou o prazo de 31 de julho para que os Estados, Distrito Federal e municípios aprovassem seus regimes próprios de previdência social.
Segundo o Secretário Chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, o Estado não poderia estabelecer alíquota única inferior a dos servidores públicos da União. Por enquanto, devido ao prazo, está será a única alteração na Reforma da Previdência dos servidores estaduais.
O Secretário da Fazenda, Sandro Henrique, afirmou que o Estado busca um equilíbrio. “Buscamos equilibrar a divisão que foi feita no ano passado, pois quem entrou em 2010 tem um fundo de quase R$ 4 bi, mas quem é servidor antes de 2010 não tem este fundo. Com isso percebemos que a reforma é necessária com o apoio de todos os Poderes”, disse o secretário.
O Governador Mauro Carlesse propôs a criação de um Comitê formado pelos 3 poderes e pelas Instituições para debater o projeto da Reforma da Previdência Estadual. Ee afirmou ainda que, em momento oportuno, o Governo irá dialogar com os sindicatos para debater o tema.
A Medida Provisória dispondo sobre a contribuição deverá ser publicada ainda esta semana.
" Para nós um grande prejuízo está por vir, uma perda real em nossos salários mensalmente, o aumento da alíquota de desconto previdenciário fará um efeito de diminuição imediata, lutaremos para que nossas conquistas não se percam ao longo do tempo, conjuntamente as Entidades Sindicais e Associações através do FORÚM DAS ENTIDADES mantém o alerta sobre temas que estão na pauta de horrores promovida pelos Governos contra os servidores públicos". Finalizou Dr. Ricardo Camolesi PRESIDENTE DO SICIDETO.
O SICIDETO mais uma vez pede aos servidores públicos estaduais do Tocantins para que falem com seu Deputado Estadual, explique a real situação vivida, a importância da manutenção dos nossos direitos, a dedicação de todos até aqui para mantermos vivo o sonho de um Estado justo e cumpridor de seus deveres; enfim façam parte desta corrente em defesa e manutenção de nossas conquistas. Dr. Ricardo ainda completa dizendo: "o momento é de trabalho de formiguinha e depende de todos, não temos o corpo-a-corpo, o empenho é virtual, por telefone, e-mail, WhatsApp ou como quiser, o importante é a participação de todos nós Cirurgiões-Dentistas envolvidos, depois não adianta chorar".
FONTE: SINDARE/ SICOM - SICIDETO.
SICIDETO PROMOVE REUNIÃO COM SINDICATOS PARA TRATAR ASSUNTOS REFERENTES AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PALMAS
SICIDETO marca presença em solenidade de assinatura da Ordem de Serviço do novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual